“Loulé Interior” Debate Presente e Futuro deste Território

0
826
Debate-Loulé-Interior

A Nave do Barão, freguesia de Salir, recebe no próximo dia 22 de outubro, o Fórum Loulé Interior, no seguimento do processo participativo que está a decorrer no território interior do concelho de Loulé da iniciativa de cidadãos e de autarcas locais, preocupados com o presente e futuro dos lugares onde vivem, trabalham ou exercem funções.

Um grupo de trabalho de cariz informal reuniu pessoas preocupadas face às necessidades e fragilidades sentidas por quem vive e trabalha no interior do concelho de Loulé. Em três sessões plenárias e em reuniões de pequenos grupos, realizadas de julho a outubro deste ano, em vários locais, diagnosticou-se a realidade vivida e alinharam-se propostas de ação.

Constrangimentos em consequência da COVID-19 condicionaram esta dinâmica que foi interrompida e no corrente ano retomada, realizando-se nestes dois meses um processo de consulta pública que recolheu um número significativo de contributos.

A sessão de dia 22 de outubro, com início 09h30, tem como intuito apresentar e debater experiências locais e o documento de orientação que apresenta iniciativas concretas, resultantes deste processo.

Para este encontro estão a ser convidadas entidades públicas, associações e outras organizações e pessoas que, pelo seu contributo, possam ser decisivas na reflexão e posterior concretização das medidas que se propõem.

A organização apela à participação ativa de todos os que de alguma forma têm, por residência, atividade ou outras afinidades, ligação ao território, porque só com empenhamento e cooperação, juntando conhecimento e saberes, disponibilidades e recursos, será possível empreender medidas de revitalização com possibilidades de sucesso.

As inscrições para participação no encontro estão abertas até dia 19 de outubro.

Os interessados poderão inscrever-se através do email [email protected] presencialmente ou pelo telefone nas Juntas de Freguesia:

Freguesia de Alte – 289 478 200; Freguesia de Ameixial – 289 847 169; Freguesia de Salir – 289 489 119; União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim: Benafim – 289 472 402, Querença – 289 422 337, Tôr -289 414 908.

No ato de inscrição apenas é necessário indicar o nome, localidade de residência, o contato telefónico e o email.

“O interior do concelho de Loulé corresponde a 66% da área total do concelho, com décadas sucessivas a perder população, onde se acentua o envelhecimento dos ainda residentes. É evidente a urgência de medidas integradas que contribuam para travar e se possível reverter, o processo de despovoamento e desertificação”, sublinha o grupo de trabalho constituído por Abílio Sousa, António Martins, Francisco Rodrigues, Joaquim Costa, Joaquim Sarmento, José Carrusca, Manuel Costa, Margarida Correia e Rute Leal.

CM Loulé