A Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) está a desenvolver, durante o mês de outubro, o projeto Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: Memórias e Etnografia do Algarve, em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.
A 5ª sessão da Mostra vai acontecer no próximo dia 16 de outubro (domingo) em Faro, no Club Farense, pelas 18h00, com entrada gratuita e a presença dos autores dos filmes:
Cândido Guerreiro, o poeta de Alte (Jorge Graça)
Um farense especial – Sidónio (Adolfo Pinto Contreiras)
À conversa com António Ramos Rosa (Adão Contreiras)
A pele da terra (Adão Contreiras)
Excelente oportunidade para relembrar três figuras marcantes da cidade de Faro, na literatura e nas artes. O filme sobre o poeta Ramos Rosa regista, talvez, a ultima entrevista gravada do autor. Ainda podemos apreciar um ensaio poético-visual de Adão Contreiras, o segundo filme de uma trilogia ainda não terminada.
A Mostra pretende divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores ou semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais. A partir deste projeto inicial, a ACMJPC pretende constituir um espólio fílmico com vista à criação de um Centro de Documentação de Cinema Etnográfico no sul do país, em formato digital.
A programação prossegue em Alte (dia 28 no Polo Museológico) e em Santa Bárbara de Nexe (dia 29 na Junta de Freguesia). As sessões, com a duração de cerca de 60 minutos, decorrem às 18h00 ou às 21h00 com a presença dos autores: Adolfo Pinto Contreiras, Adão Contreiras, Jorge Graça, Antonio Clareza e Helder Raimundo.
Club Farense