Dia Mundial das Doenças Reumáticas | Guia de Conversa para a sua Consulta

0
822
Andar-Artrite-Reumatóide

A A.N.D.A.R. – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide lança hoje o “Guia de Conversa para a sua Consulta”. A ferramentafoi desenvolvida com o objetivo de facilitar o momento da consulta e melhorar a relação entre médico e doente.

O “Guia de Conversa para a sua Consulta” apresenta-se como um breve questionário dirigido ao doente e dividido em cinco áreas: identificação de metas específicas, avaliação do bem-estar actual, satisfação com o tratamento, registo de sintomas e um espaço para anotação de questões a fazer ao médico. Esta ferramenta pretende levar o doente com Artrite Reumatóide a preparar a sua conversa de uma forma mais estruturada na próxima consulta com o seu médico.

“O tempo reduzido da consulta e o stress que esse momento pode provocar faz com que os doentes nem sempre consigam ter uma conversa fluída e produtiva com o seu médico. Criámos esta ferramenta para que os doentes possam estruturar o seu discurso e explicar ao seu médico, com maior clareza, aquilo que sentem. Acreditamos que este guia pode fortalecer a relação médico-doente e que este é um factor determinante para a melhoria da qualidade de vida dos doentes”, afirma Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R.

“Pretendemos que esta seja uma ferramenta útil para os doentes, mas também para o próprio médico, que poderá ter uma visão holística do estado do seu doente e usar o guia como forma de monitorização. Não se trata de substituir ou reduzir o tempo da consulta, mas sim de tornar a consulta mais efetiva e, consequentemente, melhorar a adesão terapêutica e os outcomes clínicos”, salienta António Vilar, secretário-geral da A.N.D.A.R. e presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).

A Artrite Reumatóide, uma doença inflamatória crónica, autoimune, pode surgir em qualquer idade, embora seja mais comum entre os 30 e os 60 anos de idade, afectando cerca de 75% das pessoas do sexo feminino. O principal sintoma é a inflamação das articulações, que as danifica, as cartilagens e o osso, e quando não tratada precocemente pode levar a deformidades, limitando a actividade diária e a qualidade de vida

O guia estará disponível, brevemente, para download no site da A.N.D.A.R., em www.andar-reuma.pt

LPM

Andar-Artrite-Reumatóide