Conversas com Barriguinhas | Na reta final da gravidez?

0
753
Conversas-Barriguinhas

Conversas com Barriguinhas partilham dicas para planear o parto e os primeiros dias do bebé.

A espera pelo parto gera um misto de emoções de ansiedade, alegria e expectativa na reta final da gravidez, mas há estratégias que ajudam a relaxar e a afastar possíveis receios. Planear o parto e os primeiros dias do bebé é uma delas. Nas Conversas com Barriguinhas dos dias 18 e 20 de outubro, pelas 17h00, especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia vão partilhar dicas para preparar esta nova fase.

As inscrições estão disponíveis na plataforma.

“E depois do bebé nascer?”. A dúvida que muitas grávidas têm nas últimas semanas da gestação vai ser esclarecida, no dia 18 de outubro, pela enfermeira Carmen Ferreira. A autora dos livros “Estamos Grávidos! E agora?” e “Nascemos! E agora?”, vai explicar tudo sobre os cuidados de saúde ao bebé recém-nascido, nos primeiros dias após o parto.

Neste período em que o corpo está ainda a recuperar, os cuidados de saúde com a mulher são também uma prioridade. Sendo a contraceção um dos cuidados a ter no pós-parto para acautelar uma gravidez antes do tempo aconselhado, a enfermeira Conceição Santa-Martha, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, vai esclarecer, ainda neste dia, dúvidas comuns em volta dos métodos contracetivos durante este período e da amamentação.

Já no dia 20 de outubro, Claúdia Xavier, enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediatria e conselheira em aleitamento materno, vai ajudar as futuras mães a preparar a mala da maternidade com todos os itens necessários, sem desperdícios. A enfermeira especialista em reabilitação respiratória, da Alívio em Respirar, Luciana Rodrigues, vai ainda ensinar uma técnica realmente eficaz para a lavagem nasal do bebé, um dos principais cuidados nos primeiros meses de vida.

Com a aproximação do parto, surge também a decisão importante sobre a criopreservação das células estaminais do cordão umbilical do bebé, que, atualmente, constituem uma opção terapêutica para mais 90 doenças. Para explicar como tudo se processa, vai estar presente uma especialista em células estaminais da Crioestaminal.

Além das sessões de esclarecimento, as Conversas com Barriguinhas acabam de lançar o passatempo “A sua gravidez, o seu prémio especial!”, a decorrer até ao final do mês de outubro, que vai atribuir um prémio, à escolha da futura mãe vencedora, que ajude a compor o enxoval do bebé. As informações sobre a inscrição e o regulamento do passatempo estão disponíveis na plataforma.

Sobre Conversas com Barriguinhas

“Conversas com Barriguinhas” é uma iniciativa de âmbito nacional que junta parceiros e especialistas em saúde materna para levar às famílias o esclarecimento acerca de temas importantes e diversificados como a amamentação, a alimentação na gravidez, a sexualidade, as células estaminais, os cuidados com o bebé e com os pais e as situações de risco, além de deixar alguns conselhos práticos sobre as várias fases do período de gestação.

Desde 2009 a percorrer Portugal, as Conversas com Barriguinhas já realizaram cerca de 4 mil eventos em mais de 500 espaços de excelência, impactando 130 mil casais, com o objetivo de esclarecer dúvidas e partilhar experiências sobre os mais variados temas ligados à gravidez e maternidade. Desde então, foram estabelecidas mais de 50 parcerias com marcas de referência no mercado da puericultura e partilhados inúmeros conteúdos sobre a gravidez e maternidade referenciados pelos melhores profissionais de saúde. Com cerca de 150 eventos online previstos para 2022, este será um ano de enorme dinamismo e de consolidação da iniciativa no digital, em que a promoção do bem-estar e a informação às famílias se manterão a principal prioridade.

BCW