Equipa norte-americana vai apresentar relatório sobre áreas ardidas em Portugal

0
840
Relatório-Áreas-Ardidas
  • O ICNF recebe a colaboração de uma equipa especializada em recuperação de áreas ardidas (BAER – Burn Area Emergency Recovery);
  • Cooperação financiada pela USAID e pelo Governo dos EUA;
  • Parque Natural da Serra da Estrela e a região de Vila Real serão os focos dos trabalhos a desenvolver;
  • Objetivo: apresentação de um relatório final que permitirá melhorar e reforçar os trabalhos de recuperação em curso.

Portugal recebe, de 17 a 28 de outubro, a visita e trabalho de campo de uma equipa norte-americana de especialistas em recuperação de áreas ardidas (Burn Area Emergency Response – BAER), através da USAID Bureau for Humanitarian Assistance (BHA).

Composta por sete técnicos, nas áreas dos solos, hidrologia e engenharia, a equipa vai colaborar nos processos operacionais de estabilização de emergência em curso nas áreas ardidas de Vila Real e no Parque Natural da Serra da Estrela. Durante 15 dias, irão apoiar as equipas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade a quem compete a coordenação das intervenções de estabilização de emergência, de reabilitação e recuperação de áreas ardidas no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

No final da sua missão, os especialistas irão partilhar, com os técnicos e investigadores portugueses de várias instituições, as metodologias seguidas nos Estados Unidos na área da estabilização de emergência, bem como os dados e informação já recolhidos em Portugal.

A vinda destes técnicos especialistas é totalmente financiada pela USAID dos EUA, e enquadra-se no âmbito do Programa de Intercâmbio de Peritos Internacionais promovido pela Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF), com o apoio da embaixada Americana em Portugal.

Sobre a USAID/BHA (https://www.usaid.gov/who-we-are/organization/bureaus/bureau-humanitarian-assistance):

O USAID’s Bureau for Humanitarian Assistance (BHA) presta assistência humanitária – através de alimentação, água, abrigo, cuidados de saúde de emergência, saneamento e higiene e ainda serviços essenciais de nutrição.

O BHA é o coordenador federal para a assistência internacional a desastres. Aproveita a experiência, conhecimento e capacidades únicas de outras entidades governamentais dos EUA para responder de forma eficaz a desastres naturais e crises complexas em todo o mundo.

MPR

Relatório-Áreas-Ardidas