Lagos | Projeto de Inclusão Social ‘Gatilho’ vai abrir espaço para Artistas com Deficiência

0
771
Inclusão-Gatilho

Projeto será apresentado publicamente esta quinta-feira, dia 20 de outubro e todas as instituições locais e residentes no Município estão convidados.

Decorre esta quinta-feira, dia 20 de outubro, pelas 18h00, no auditório do edifício Paços do Concelho, Séc. XXI, a apresentação à comunidade do Projeto para a inclusão social Gatilho. Gatilho é um projeto PARTIS & Arts for change, promovido pela Questão Repetida e NECI, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”.

O projeto tem como principal objetivo criar um espaço cultural e artístico diverso no território de atuação, viabilizando a presença de artistas com deficiência. Pretende criar e alicerçar uma rede de parceiros que ajude na implementação territorial, na qualificação, na promoção da autodeterminação das pessoas com deficiência, bem como na sensibilização para a problemática da sua inclusão na vida ativa. 

O projeto encontra-se estruturado em três fases ao longo de uma duração de 36 meses durante os quais serão implementadas um conjunto de atividades que envolvem as dimensões da exploração, experienciação, reflexão e criação conjunta com os parceiros e em relação com o território e a sua comunidade, procurando redesenhar e diversificar práticas culturais e públicos.

As linguagens artísticas do Teatro, Dança, Performance, Música, Plástica, Fotografia, serão algumas das “ferramentas” a experienciar durante os diferentes momentos do projeto, através das quais se pretende influenciar e promover processos de mudança e criar espaços de fruição conjunta.

A Associação Questão Repetida, a NECI e a Câmara Municipal de Lagos convidam todas as instituições locais, sociais, culturais e económicas, assim como a população, para marcarem presença nesta apresentação e ficarem a conhecer as dinâmicas de participação comunitária.

SD

Inclusão-Gatilho