The Gift disponibilizam “7 Vezes” em todas as plataformas de streaming

0
172

“7 VEZES”, a quarta faixa do novo álbum dos The Gift, CORAL, é hoje disponibilizada em todas as plataformas streaming, assim como no YouTube. Entre o coro de 48 vozes gravado em Viena de Áustria, as percussões dos Pauliteiros de Lisboa e as vozes de alguns dos fundadores dos Gaiteiros de Lisboa, “7 VEZES”, é a canção do disco que reúne um pouco de toda a sonoridade presente no disco. Coro, Eletrónica e a voz da Sónia em Português, razão pela qual, apesar de não existir nesta obra espaço para singles, a banda escolheu este como o primeiro a ser conhecido fora do universo da REV ou do disco físico.

“Coral vive por um todo. É uma obra muito específica e não deve ser servido em fatias….
Mas a verdade é que esta canção sempre assumiu uma Portugalidade desde a génese graças à maneira como a Sónia colocou a letra que escreveu… Sempre a imaginei como a canção mais portuguesa do disco. Há algo na dor da letra que nos transporta para uma saudade e um peso do que é ser Português. E peso não tem de ser mau…. Foi aí que pensei que a eletrónica poderia levar essa portugalidade ainda mais ao extremo. Com os ritmos dos Pauliteiros, manipulados posteriormente, e com as vozes dos Gaiteiros a música deixou de ter portugalidade passando a ser Portugal de lés a lés… e a bailar levas o vento…”,
explica Nuno Gonçalves

Para além, da disponibilização da canção nas principais plataformas de streaming a banda revelou também um vídeo que faz parte do espetáculo que andam a levar um pouco por todo o País. Não é um vídeoclipe mas sim um veículo de partilha do universo da própria canção através de imagens gravadas na casa da própria Sónia Tavares. Tal como sempre fez na série disponibilizada na REV — Na pele de …. — onde deu a conhecer vídeos e versões dos seus artistas preferidos, contando já com 11 episódios.  

Nuno Gonçalves, reforça ainda que “o vídeo foi feito para ser apresentado na tour coral. Não tem como objetivo ser um vídeo de promoção. Foi feito e idealizado para pintar de uma forma original o espetáculo desta nova Tour. Neste espetáculo há um diálogo quase constante entre a música que fazemos em palco com o coro de 20 pessoas e as máquinas que são trabalhadas pelos três elementos masculinos da banda, assim como um cubo multimédia que representa os nossos olhos sobre este Coral e sobre o mundo que o inspirou. Este vídeo eleva esse olhar sobre a tal Portugalidade inerente ao tema sempre balizados pela voz e pela presença única da Sónia.”

O 10.º álbum de estúdio dos The Gift conta com um conceito único na carreira da banda de Alcobaça. CORAL tem um coro clássico de 48 elementos gravado em Viena de Áustria, a voz inconfundível de Sónia Tavares e uma eletrónica ora crua e intensa, ora subtil. Desta vez não se fazem ouvir as habituais guitarras, baterias e baixos. É um registo fora do universo estético habitual do grupo, com composição e produção de Nuno Gonçalves e Sónia Tavares.

Este novo trabalho foi revelado de uma forma muito especial, pois para além de terem sido dados a conhecer os 12 temas que o compõem através da plataforma oficial da banda, foi ainda disponibilizado na REV um documentário que descreve todo o processo criativo e de produção de CORAL e também um storytelling em livestream, onde se apresentaram as canções ao vivo pela primeira vez repartidas em duas sessões. Conteúdos disponíveis em https://rev.thegift.pt/. Já a versão física, disponível em venda exclusiva no site oficial, é apresentada numa edição premium limitada, em formato livro de capa dura, que se faz acompanhar por uma seleção de textos pessoais de cada um dos elementos do grupo.

A banda já deu inicio à digressão de apresentação de CORAL, tendo já passado por Leiria, Alcobaça e Faro. A tour passará ainda por Albergaria a Velha, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Lisboa, Bragança e Portalegre, com novas datas e cidades a serem anunciadas em breve.

RB