APREN | Conferência ‘Grandes temas das Renováveis em Análise’

0
743
Conferência-APREN

A Portugal Renewable Energy Summit 2022 contará com oradores de relevo a nível nacional e internacional. Terá o mote “Transição energética – dos planos à ação”, e painéis dedicados às renováveis offshore, hidrogénio verde e desenho do mercado de eletricidade, entre outros.

Os grandes temas da energia renovável vão estar em análise na conferência da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, a Portugal Renewable Energy Summit 2022, que decorre nos próximos dias 16 e 17 de novembro no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

A Portugal Renewable Energy Summit, que já se impôs como o grande fórum de debate na área da energia, tendo um historial de mais de 10 anos, trará mais uma vez a debate as temáticas verdadeiramente relevantes. Durante dois dias alguns dos principais especialistas na área das energias renováveis, a nível nacional e internacional, analisarão, painel a painel, os temas chave do setor.

REPowerEU – a nova ambição europeia será um dos grandes temas em cima da mesa. A situação geopolítica gerada pela ilegítima invasão da Ucrânia por parte da Rússia trouxe para a agenda a urgência da autonomia da Europa em termos energéticos e, por consequência, a necessidade de acelerar a transição energética e diversificar as fontes de abastecimento.

No plano REPowerEU, lançado este ano, a Comissão Europeia propõe aumentar a meta de consumo final de energia a partir de fontes renováveis, dos atuais 40%, previstos no pacote FIT for 55, para os 45% em 2030. O plano passa por duplicar a capacidade instalada de energia solar e aumentar a potência instalada de energia eólica, em terra e no mar, dos 190 GW para 480 GW nos próximos oito anos. Também por isso estão no programa da conferência as renováveis oceânicas e o hidrogénio verde que fazem parte integrante e significativa desta estratégia europeia. As oportunidades e ameaças do desenvolvimento destas tecnologias, particularmente no contexto ibérico, serão analisadas em dois dos painéis dedicados da conferência.

desenho do mercado europeu de eletricidade e o modelo europeu de contenção dos preços da eletricidade – pontos nevrálgicos da mudança que está a ser operada em termos europeus – são dois outros grandes temas a focar, com o objetivo de analisar a efetiva adaptabilidade do mercado atual ao presente e ao futuro.

A ambição que o REPowerEU trouxe exige entidades licenciadores mais robustas e apetrechadas, com os meios necessários, mas também mais flexibilidade e menos burocracia na hora do licenciamento de projetos renováveis. A revisão do “simplex ambiental” vai por isso ser analisada ao pormenor na conferência que trará igualmente novidades sobre o guia de licenciamento de projetos renováveis onshore, que a APREN está a desenvolver.

Outro desafio é a necessidade de densificar territorialmente a rede elétrica de serviço público para receber toda a nova potência renovável e por isso não passará em claro a discussão sobre a capacidade e acesso à rede, e as interligações.

matriz elétrica portuguesa na próxima década será alvo de análise por algumas das entidades mais relevantes do setor. Serão debatidas as tecnologias centrais para o cumprimento das metas de descarbonização e também será dado destaque ao papel fulcral das comunidades de energia e autoconsumo individual e coletivo no quadro da transição para um modelo energético mais verde, mais democrático e mais seguro.

Na conferência deste ano marcará presença o Ministro do Economia e do Mar, António Costa Silva, e o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, bem como várias entidades europeias relevantes, como a WindEurope, a SolarPower Europe, a EREF ou a Hydrogen Europe, entre outras.

“Acreditamos que esta será mais uma oportunidade de fazer luz sobre os temas que interessam ao setor, à semelhança do que já tem acontecido nas edições anteriores, sinalizar constrangimentos e ajudar a encontrar respostas para fazer fluir a energia renovável para acelerar a transição energética que todos ambicionamos”, antecipa o Presidente da Direção da APREN, Pedro Amaral Jorge. 

A conferência inclui também a atribuição do Prémio APREN 2022, uma iniciativa que visa distinguir as melhores dissertações académicas de mestrado e doutoramento relacionadas com eletricidade de origem renovável. 

Acesso Rápido:

APREN

Conferência-APREN