Lagos | Celebração do ‘Dia do Município’

0
708
Dia-Municipio-Lagos

Cerimónias protocolares, eventos culturais e desportivos, visitas e celebrações religiosas integram o programa das comemorações do feriado municipal (27 de outubro), celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

As atividades terão inicio dia 26, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, com o espetáculo musical de David Fonseca “Living Room Bohemian Apocalypse”.

As celebrações do 27 de outubro, Feriado Municipal, arrancam pelas 9h30 na Praça Gil Eanes, com a cerimónia do Hastear das Bandeiras, com hinos interpretados pela Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e Grupo Coral de Lagos e largada de pombos.

Segue-se uma visita guiada história da cidade e do seu padroeiro.

Pelas 11h30, na Igreja de Santa Maria, será celebrada a Missa em honra de S. Gonçalo de Lagos, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, seguindo-se a inauguração do Busto de D. José Sebastião d’Almeida Neto (Cardeal Neto).

A parte da tarde fica marcada pela sessão solene, a ter lugar no Centro Cultural de Lagos, a partir das 15h30 e onde serão homenageadas diversas personalidades da comunidade lacobrigense.

Pelas 18h00, terá lugar a inauguração da exposição sobre a vida e obra de São Gonçalo de Lagos.

Integram, ainda, o programa algumas sugestões de visita, a realizar no dia 27, aos equipamentos museológicos municipais (entrada livre) e ao Zoo de Lagos, entidade que se associa a esta efeméride, oferecendo entrada gratuita para crianças até aos 4 anos de idade e 50% de desconto para os demais residentes no concelho.

Destaca-se no dia 28 (sexta-feira) o colóquio internacional “Razão, Natureza e Causalidade: do experiencialismo português à génese da Modernidade”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Lagos e da Universidade Católica Portuguesa.

Entre os dias 28 e 30 de outubro, estão programadas outras atividades comemorativas, que podem ser consultadas no programa completo.

CM Lagos

Dia-Municipio-Lagos