‘MAR Shopping Algarve’ assinala Outubro Rosa 

0
579
Rastreio-Oncologia-MSA

Em outubro, o MAR Shopping Algarve vai assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, no dia 30 de outubro, com uma ação de sensibilização para a importância do autoexame mamário. Já o MAR Shopping Matosinhos disponibilizará um rastreio ao desenvolvimento infantil. Estas são as duas ações gratuitas previstas para mais um mês em que os dois meeting places da Ingka Centres voltam a sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.

No MAR Shopping Algarve a ação decorrerá no dia 30, junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0). No MAR Shopping Matosinhos envolverá todo o fim de semana, 29 e 30 de outubro, e terá lugar no piso -1, junto à REFOOD. Ambas as ações se realizam entre 11h00 e as 18h00 e o acesso funcionará por ordem de chegada.

Com esta iniciativa, o MAR Shopping Algarve volta a associar-se às celebrações do mês rosa, dedicado à prevenção do cancro da mama, uma doença que, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, tem uma taxa de sobrevivência em Portugal superior a 90% se detetada e tratada precocemente. Em parceria com a Associação Oncológica do Algarve, instituição sem fins lucrativos de apoio ao doente oncológico, realiza este despiste com vista à sensibilização da comunidade para a importância do autoexame da mama. Na ação, será usada uma prótese para uma explicação mais prática.

Rastreios ao desenvolvimento infantil no MAR Shopping Matosinhos

Em pediatria, desenvolvimento infantil refere-se a um número muito vasto de competências que permite às crianças interagir, aprender e explorar o que a rodeia e a adaptar-se a esse meio envolvente. Entre os sinais de que algo no seu desenvolvimento poderá estar abaixo do que é esperado para a devida faixa etária poderão estar as dificuldades associadas à interação social não só com os pares, mas também com os adultos, à comunicação (olhar, apontar, …), às questões da aprendizagem, assim como às questões socioemocionais, comportamentais, sensoriais e motoras.

Por exemplo: não manter o contacto ocular com o outro, não responder ao nome, não emitir sons, a hipotonia (músculos fracos e postura descaída), não conseguir andar sozinha até aos 15 meses, não conseguir articular mais de duas palavras para formar uma frase aos 28 meses e não controlar os esfíncteres até aos cinco anos.

No entanto, o diagnóstico não é fácil. Consequentemente, poderá existir um atraso no apoio essencial às famílias. Procurar ajuda especializada de forma precoce assegura um melhor prognóstico e uma melhor qualidade de vida.

O rastreio ao desenvolvimento infantil, que o MAR Shopping Matosinhos irá receber, avaliará eventuais dificuldades por profissionais especializados no Desenvolvimento, nas áreas da comunicação e linguagem, motricidade fina e global, assim como nas questões relacionadas com o foro psicológico das crianças com idades entre um e 17 anos.

A ação ficará a cargo do O2a – Centro Desenvolvimento e Terapia, que procura dar resposta a variadas problemáticas do Desenvolvimento, como por exemplo a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), Medos ou Fobias, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbações de Ansiedade, Gaguez, Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), Seletividade Alimentar e questões Sensoriais.

A agenda de rastreios manter-se-á até ao fim do ano estará disponível e sempre atualizada no website dos meeting places MAR Shopping –www.marshopping.com.

Pure

Rastreios-Oncologia-MSA