Querença | Comemorações do Centenário ‘José Saramago’ no Algarve com Pilar Del Rio

0
683
Pilar-Del-Rio-Querença-1

A jornalista e ex-companheira do português Nobel da literatura assinala a Sul, o Centenário de nascimento de José Saramago. Em Querença, a escritora dá uma Aula Livre, evidenciando outra figura singular do séc. XX, Manuel Viegas Guerreiro.

Leões, coelhos, cabras e galinhas, das estórias recolhidas por Manuel Viegas Guerreiro, antropólogo e etnólogo na década de 50-60 do século XX, em Moçambique, ganham eco pela primeira vez em Querença. 

A sessão, dinamizada por Patrícia Amaral, contará com algumas das fábulas quase míticas dos Macondes, recolhidas e comentadas pelo Professor Viegas Guerreiro. 

O momento literário, a decorrer pelas 15h30 no auditório exterior junto ao Pólo Museológico da Água, antecede a Aula Livre proferida porPilar del Rio, sobre Deveres Humanos, que terá lugar às 16h30. Segue-se uma conversa a duas vozes: Diálogos José Saramago, por Andreia Fidalgo, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago.

Desta forma, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (FMVG) promove mais uma Aula Livre, no espírito dos Estudos Gerais Livres – ensino não formal gratuito criado, em 1989, por Manuel Viegas Guerreiro, Agostinho da Silva e Alexandre Lafayette. Já reformado, Manuel Viegas Guerreiro organizava um conjunto de cursos, conferências e aulas com os maiores nomes da ciência nacional. A transferência de conhecimento ocorria em qualquer ponto do país, sem espaço para transações financeiras.

No próximo sábado, o programa da FMVG prevê, pelas 18h00, a assinatura de um protocolo de cooperação institucional entre as Fundações Manuel Viegas Guerreiro e José Saramago.

O ato terá como cenário a biblioteca infanto-juvenil A Nossa Casa Comum e a Exposição Saramago, que reflete os trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano pelas instituições que integram a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé, na sua maioria bibliotecas escolares que dinamizaram Saramago junto dos mais novos. A mostra presente em Querença constitui a antestreia da exposição que inaugura no dia 3 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen.

Por fim, às 19h00, Valsa para um andaluz dá nome ao concerto que a Orquestra de Jazz do Algarve preparou para este dia. O tema foi composto por Hugo Alves, após Saramago ter recebido o prémio de Filho Predilecto da Andaluzia, atribuído pelo parlamento andaluz em 2007. A este tema, juntam-se outros que revisitam a música portuguesa, interpretados por músicos da Orquestra e pela voz de Ana Rita Inácio.

O encontro de Querença integra as comemorações do Centenário de nascimento de José Saramago (1922-2022).

Sobre os participantes

PILAR DEL RIO nasceu em Sevilha, Espanha. É jornalista e, desde Todos os Nomes, tradutora da obra de José Saramago para o espanhol. É presidenta da Fundação José Saramago, instituição que tem entre os seus objetivos a defesa da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a promoção dos Deveres Humanos. É autora do livro A intuição da ilha – os dias de José Saramago em Lanzarote (Porto Editora, 2022).

ANDREIA FIDALGO é doutorada em História pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É mestre em História do Algarve (2013) e bacharel em Património Cultural (2009) pela Universidade do Algarve. Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, integra a equipa de investigação do CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa. A sua pesquisa mais recente concentrou-se no impacto económico e na recepção social dos planos reformistas iluministas concebidos no final do Antigo Regime. Autora de artigos, capítulos e livros na sua área de investigação, esteve anteriormente envolvida na organização de diversas exposições, encontros académicos e projetos de investigação.

PATRÍCIA AMARAL é licenciada pela Universidade do Algarve em Estudos Portugueses – especialização científica em Cultura Portuguesa (2002). Formação teatral na ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, na II Acção de Formação de Actores, Técnicos e Animadores Teatrais (2003/ 04). Fundou e coordenou o projecto itinerante VATe – Vamos Apanhar o Teatro (ACTA, Faro, 2004/ 07). Integrou o Al- MaSRAh Teatro (actual Al-Teatro, Silves) entre 2007/ 010, participando como actriz, coordenadora das ofertas de serviço educativo e monitora de oficinas. Integra a equipa do Teatro da Didascália (Joane, 2012/ 019), como coordenadora do festival de narração oral Contos d’ Avó, consultora dramatúrgica e literária, investigadora e coordenadora do zOOm: ver melhor (programa de mediação cultural/ desenvolvimento de públicos, que criou e desenvolveu). Docente e formadora de Voz, Expressão Dramática, Narração Oral, entre outros. Foi assistente de investigação no Centro de Estudos Ataíde Oliveira (I&D em Tradição Oral, UAlg) entre 2000 e 2003, sob orientação da Professora Doutora Isabel Cardigos dos Reis e do Dr. Paulo Correia. Contadora de Histórias desde 2002.

Após ter estado encarregue da produção do espectáculo Encanecer (2019) assume, desde Agosto de 2020 a Direcção de Produção e Comunicação da Mákina de Cena.

ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE

Ana Rita Inácio – Voz

Hugo Alves – Trompete

Luís Miguel – Sax Tenor

Diogo Russo – Piano

Hugo Santos – Contrabaixo

Maximiliano Llanos

MV