Canto de sobrevivência, manifesto de uma horda em movimento, SAMOTRACIAS é o grito de três mulheres que se agarram à sua ânsia de emigrar. A mais jovem procura enriquecer no estrangeiro. Há também uma mãe viúva que quer fugir a um novo casamento forçado. A mais velha, que passou a sua vida a servir os outros, procura um fim diferente para os seus dias. São três mulheres que querem a mesma coisa: partir. Esmagadas pela crença num outro futuro, veem o seu propósito desvanecer-se numa viagem cruel.
O sonho reduzido ao instinto de sobrevivência. Surge a dúvida, será que têm mesmo o direito de partir? O movimento é o motor de um espetáculo trilingue (pt / fr / es) que tem por base o ato de migrar, as deslocações entre países que nunca são nomeados, em que três atrizes dão vida à récita implacável de Nicole Caligaris, entrecruzando personagens e narração, num projeto que oscila entre a ficção e o registo documental, resultante de múltiplas entrevistas a mulheres migrantes, residentes no Algarve.
A estreia mundial ocorreu, com grande êxito e excelente reação do público presente, na sexta-feira dia 21 de outubro de 2022, da parte da manhã para estudantes e à noite para o público em geral. A peça estreou-se no Algarve em outubro, com apresentações, depois do Cineteatro Louletano ter recebido a estreia Mundial seguindo-se depois Lagoa e no dia 28 e 29, no IPDJ, Faro.