DGRM participa em reunião do Comité de Segurança Marítima da IMO 

0
456
DGRM-IMO

Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participa, esta semana, na 106.º sessão do Comité de Segurança Marítima da International Maritime Organization (IMO), que decorre de 2 a 11 de novembro 2022, na cidade de Londres. Em representação de Portugal, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, participa pela DGRM, a Chefe de Divisão das Novas Construções, Eng.ª Conceição Gallis.

Nesta reunião, o tópico mais importante em cima da mesa é a análise e a salvaguarda da segurança no “corredor dos cereais”, como resultado do acordo obtido no passado mês de julho, para que possam ser exportados de forma segura, a partir do porto Ucraniano de Odessa, os cereais necessários a diversos países, em particular aos países mais pobres que dependem das ações humanitárias das Nações Unidas.

A estes assuntos junta-se a continuação dos trabalhos sobre o Maritime Autonomous Surface Ships(MASS), no desenvolvimento de um instrumento  baseado em objetivos para o MASS, bem como todos os restantes temas que foram sendo adiados nas sucessivas reuniões remotas face à pandemia, entre os quais a Segurança de Navios de Passageiros em viagens domésticas, onde um grupo de países do extremo oriente tenta que a própria IMO passe a ter regras bem definidas nesta matéria após uma série de graves acidentes.

Da reunião sairá um conjunto de decisões com o objetivo de responder aos desafios atuais, e de continuar a contribuir globalmente para navios mais seguros, cooperando igualmente para um ambiente mais sustentável e um mundo mais resiliente.

Na mesma deslocação, a Eng.ª Conceição Gallis teve oportunidade de participar, no passado dia 1 de novembro, no evento Seminar on Maritime Pilots and Pilotage do IMPA – International Maritime Pilots’ Association, a convite da APIBARRA-Associação dos Pilotos de Barras e Portos.

JPA

DGRM-IMO