Filme “Já Nada Sei” de Luís Diogo Premiado nos EUA

0
731
Filme-Já-Nada-Sei

O novo filme  JÁ NADA SEI de Luís Diogo, produzido pelo Cine Clube de Avanca e Filmógrafo, venceu os prémios de “Melhor Filme Estrangeiro” e de “Melhor Fotografia” (atribuído a Pedro Farate) no 15º Treasure Coast International Film Festival que decorreu em Port St. Lucie, na Flórida, em outubro.

Protagonizado por Ana Aleixo Lopes, Susie Filipe e Duarte Miguel, JÁ NADA SEI é o novo filme de Luís Diogo que, em antestreia, abriu o Azeméis Film Festival.

Rodado em grande parte na cidade de Oliveira de Azeméis, pelo filme passam imagens de locais icónicos como o Jardim de La Salette ou o Centro Vidreiro, num filme que conta a história de Ricardo e Ana, um casal escolhido entre 277 candidatos para um documentário sobre casais felizes.

Segundo o realizador, “Já Nada Sei é um estudo sobre o processo pelo qual nos deixamos aprisionar nas relações, sem coragem de as terminar mesmo quando sabemos que não têm futuro. E também pelo processo em que nós mesmos aprisionamos, conscientemente ou inconscientemente, alguém que não queremos deixar partir”.

Pelo filme passam atores como Eric da Silva, Carolina Pavão, Rui Oliveira, Miguel Meira, Fábio A. Costa, Carlos Moreira, Valdemar Santos e Soraia Sousa. Com música de Fernando Augusto Rocha, fotografia de Pedro Farate, som de Álvaro Melo, o filme foi produzido por António Costa Valente e Luís Diogo que é também o autor da montagem e do argumento original.

Ainda segundo o realizador, “Já Nada Sei é também um ensaio sobre as diferenças entre a realidade e a reality TV, em que assistimos como a um documentário, ambiciosamente realista, retratando erroneamente um casal idílico em que na verdade um dos seus membros está insatisfeito”.

Entretanto, durante o mês de novembro, o filme JÁ NADA SEI estará em exibição em 7 festivais internacionais. É um dos 5 nomeados para o Prémio de Melhor Longa Metragem de Ficção entre as 16 longas metragens selecionadas para o 25º ARPA International Film Festival, um dos mais prestigiados festivais de cinema independente de Los Angeles, que decorrerá em novembro.

Está igualmente selecionado para o “East Lansing Film Festival”, o maior e o segundo mais antigo festival de cinema do estado americano de Michigan que celebra a sua 25ª edição.

Também em novembro será o representante de Portugal no 13º Latino & Iberian Film Festival, organizado pela Universidade de Yale, uma das 10 melhores universidades do mundo.

Terá brevemente a sua estreia africana no DjarFogo International Film Festival, que decorrerá na Ilha do Fogo em Cabo Verde.

Em Alexandria, a 20 quilómetros de Washington DC, irá competir no 16º Alexandria Film Festival, no estado da Virgínia.

No final de novembro estará no México, na seleção oficial do 6º Stuff MX Film Festival.

Finalmente, entre 24 e 27 de novembro, será exibido na África do Sul, participando no 4º Ekurhuleni International Film Festival.

JÁ NADA SEI é a terceira longa-metragem de Luís Diogo, tendo a sua produção contado com o apoio do Município de Oliveira de Azeméis, de Santo Tirso e do Avanca Film Fund.

Trailer: https://vimeo.com/668932546

CCAvanca

Filme-Já-Nada-Sei