• O nascimento prematuro é a principal causa de morte em crianças com menos de cinco anos. Todos os anos, cerca de 15 milhões de bebés em todo o mundo nascem prematuros, ou seja, cerca de 1 em cada 10 crianças.
• “O abraço dos pais: uma terapia poderosa! Garanta o contacto pele-a-pele desde o momento do nascimento.” é o tema da Call-to-Action à qual a XXS tem o prazer de se juntar para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade 2022.
• O contacto pele a pele, mais conhecido por Método Canguru, é uma medida que permite à mãe e ao pai assumir um papel central nos seus próprios cuidados e nos cuidados do seu bebé, invertendo assim a mudança de poder entre a mãe e os profissionais de saúde ou sistemas de saúde, ao mesmo tempo que proporciona inúmeros benefícios à criança, incluindo a criação de laços afetivos.
• Até 31 de Janeiro de 2023, decorre a campanha “XXS-XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração” e a XXS vai pôr, mais uma vez, Portugal a tricotar e dotar Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de material de conforto para os bebés que nascem cedo demais.
17 de Novembro marca o Dia Mundial da Prematuridade (DMP). Este dia visa sensibilizar para os desafios do nascimento prematuro e os riscos e consequências enfrentados pelos bebés prematuros e suas famílias em todo o mundo.
Este ano, a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro volta a juntar-se à campanha de sensibilização da EFCNI – European Foundation for Care of Newborn Infants e GLANCE – Global Alliance for Newborn Care, das quais é membro ativo. “O abraço dos pais:
uma terapia poderosa! Garanta o contacto pele-a-pele desde o momento do nascimento.” É uma campanha que visa chamar a atenção para a importância do Método Canguru (MC) e para necessidade de implementar esta prática nas Unidades de Neonatologia, desde o momento do nascimento.
Apesar dos benefícios do contacto pele-a-pele para bebés prematuros ou de baixo peso serem reconhecidos internacionalmente, a implementação do MC como prática comum desde o momento do nascimento tem sido um grande desafio ao nível global. Muitossistemas de saúde precisam de traduzir esta evidência em políticas e prática, o que requer uma mudança de paradigma no modelo “clássico” de cuidados ao recém-nascido, que separa a mãe e o bebé, especialmente se o bebé nascer demasiado pequeno ou demasiado doente. Com o MC, apresentamos uma visão em que a mãe, o recém-nascido e o pai formam um núcleo inseparável em torno do qual é organizada todo a logística do parto do recém-nascido.
Embora os bebés prematuros formem um dos maiores grupos de doentes pediátricos em Portugal, os seus interesses e necessidades, bem como os interesses e necessidades dos seus pais, não são facilmente integrados nas políticas de saúde pública.
Durante este DMP 2022, queremos sensibilizar para a importância do MC, para que possam ser implementados os cuidados centrados no desenvolvimento da criança e na família, as boas práticas de recuperação dos bebés prematuros e as melhores experiências parentais.
Além desta iniciativa, a XXS vai lançar no DMP a 4ª edição da Campanha “XXS-XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração”, que tem como objetivo alertar para a realidade dos nascimentos prematuros e contribuir para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País de material de conforto necessário e adequado a estes bebés. Os gorros e botinhas vão permitir manter os bebés quentinhos e ajudar a promover o vínculo afetivo com os seus pais, através do MC.
É sabido que os bebés prematuros têm tendência para arrefecer as extremidades do seu frágil corpinho e é muito importante que sejam aquecidos com gorros e botinhas para os manter com uma temperatura estável. Esta necessidade de conforto é ainda maior quando os Bebés XXS fazem com os seus pais o MC.
Através desta campanha, a XXS faz um apelo a todos os Portugueses para que tricotem gorros e botinhas em lã própria para bebé, com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença e contribuam desta forma para aquecer os corações dos Bebés XXS,
dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País.
A entrega dos gorros e botinhas deve ser feita até ao dia 31 de Janeiro em 58 lojas Banco CTT e 6 lojas Knot espalhadas pelo país. A Nestlé, parceira mais uma vez nesta iniciativa, irá posteriormente recolher o material e entregar junto de todas as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais do país.
Esta campanha é organizada pela XXS e conta com a chancela científica da SPN – Sociedade Portuguesa de Neonatologia e da APEPEN – Associação Portuguesa de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, e o apoio da Nestlé, CTT, Knot, Banco CTT, WaterWipes e Final Solution.
PN