PSD quer ouvir no Parlamento o CHUA, a ERSE e Associações de Doentes

0
86
PSD

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve vão chamar à Comissão de Saúde, com caráter de urgência, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a Entidade Reguladora da Saúde a Associação Oncológica do Algarve e o Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve na sequência da transferência para Espanha dos tratamentos de radiocirurgia.

Tal como o PSD, atempadamente, denunciou, o CHUA adjudicou os referidos tratamentos a uma clínica espanhola, localizada na cidade de Sevilha, obrigando doentes com cancro, já de si fisicamente mais fragilizados, a realizarem deslocações de quase 600 quilómetros.

“Não deixa de ser curioso que o CHUA venha agora defender com a maior naturalidade a construção de um centro oncológico no Algarve, mas nunca acautelou que os tratamentos de radiocirurgia fossem realizados na região. E mais grave é ter afirmado que estes tratamentos seriam sempre realizados no Algarve. Os algarvios merecem mais e melhor e merecem, sobretudo, um serviço de saúde com qualidade e de proximidade, onde possam ser tratados sem estarem sujeitos a deslocações de centenas de quilómetros”, refere o deputado Rui Cristina.

Para os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos é importante obter o testemunho das várias organizações sociais da região que têm alertado o País para a injustiça desta situação, assim como a Entidade Reguladora da Saúde, enquanto entidade administrativa independente à qual cabe a supervisão da atividade e funcionamento dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde no que respeita à garantia dos direitos relativos ao acesso aos cuidados de saúde, à prestação de cuidados de saúde de qualidade, bem como dos demais direitos dos utentes. Importa ainda que o CHUA preste todos os esclarecimentos que esta situação torna exigíveis.

PSD

PSD