DECO | Que fazer para o Consumismo ser mais Sustentável

0
816
DECO-Logotipo

“O Natal está ao virar da esquina: que podemos fazer para o nosso consumismo ser mais sustentável?”

A DECO INFORMA…

A produção de um artigo tem sempre impacte ambiental, portanto há que repensar o consumo excessivo que fazemos de modo a evitar a acumulação insustentável de resíduos. Muitos artigos consumidos não são reutilizados, nem tão pouco reciclados. 

Um exemplo muito comum na época festiva que se aproxima: brinquedos deitados ao lixo. Mas podemos reverter este caso. Antes de determinar um fim para os brinquedos das crianças da família, pondere primeiro repará-los, doá-los, trocá-los ou vendê-los. Soluções responsáveis e até solidárias, com um valor muitíssimo superior à ação de “deitar para o lixo”.

Nos últimos anos, só em Portugal foram vendidos mais de 44 milhões de brinquedos, sabendo-se desde já que, com o consumo natalício, este número aumentará exponencialmente. Logo, se não for dada uma nova utilidade aos brinquedos já utilizados a quantidade de resíduos será brutal.

Diversas instituições de solidariedade social recebem brinquedos usados para oferecer a crianças mais desprotegidos, promovendo o espírito caritativo do Natal e dando uma nova valorização a esses artigos. Pondere sobre esta opção, para além de estar a ajudar o planeta, estará também a contribuir para a felicidade de uma criança que necessita. 

Envolva e incentive as suas crianças e jovens a:

  • Promover o sentido de responsabilidade – indique à criança que é necessário preservar o seu brinquedo de modo que este dure imenso tempo. 
  • Sensibilizar para a doação – partilhar é fundamental. Junte-se aos mais pequenos para escolher os brinquedos que já não são usados e incentive-os a partilhar com outras crianças que não têm nenhum. 
  • Conversar sobre o impacte ambiental dos brinquedos – O ensino básico do 1º ciclo já promove conteúdos sobre os cuidados a ter com o meio ambiente. Aproveite essas noções para explicar a necessidade de reutilizar e reparar brinquedos e jogos. 

Faça com que a família toda seja mais responsável. Todo o contributo faz a diferença.

Informe-se connosco. 

Conte com o apoio da DECO ALGARVE através do número de telefone 963 793 595/289 863 103, linha whatsapp 966 449 110, endereço eletrónico [email protected].

Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

DECO Algarve

DECO-Logotipo