Auchan | Campanha de Natal está de volta com uma nova ‘BirdBox’

0
148
Auchan-Birdbox-1

A campanha de Natal da Auchan regressa em força com a segunda edição da Birdbox. Num ano em que o custo de vida dos portugueses aumentou e a poupança é agora a maior aliada dos consumidores, a Auchan apresenta uma nova BirdBox, em vidro temperado com tampa hermética, que serve para cozinhar, guardar ou partilhar refeições com a família ou amigos, como forma de combater o desperdício alimentar.

Sob o mote #FazShareDaTuaCeia, a campanha volta a contar com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros. Assim, por cada BirdBox vendida, 1€ reverte a favor da Cruz Vermelha, que vai oferecer refeições a quem mais necessita. Já no terreno, a retalhista tem como parceiro a Zero Desperdício, que ajuda diariamente a escoar o excedente alimentar.

Os dados mais recentes indicam que cada português desperdiça cerca de 100 quilos de alimentos num ano, o que perfaz um total de um milhão de toneladas de alimentos por ano desperdiçados em Portugal. De sublinhar que 40% do desperdício alimentar continua a ter origem nas casas dos consumidores. Estes dados revelam ainda que se o desperdício alimentar fosse um país estaria entre os 7% mais ricos.

“Tendo em conta os números avassaladores que surgem todos os dias sobre o desperdício alimentar, decidimos que a protagonista deste Natal voltaria a ser a BirdBox, a caixa que permite cozinhar, guardar e partilhar refeições. Com esta ação, e como militantes do Bom, São e Local, pretendemos incentivar os consumidores a conservarem e partilharem os alimentos não consumidos com a família, amigos e até colegas de trabalho, numa altura do ano também conhecida pelos excessos”, sublinha Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal.

“Juntar duas causas num mesmo projeto, tal como iniciado o ano passado, foi de tal forma bem-sucedido que nos permite, ainda com mais confiança, repetir este Natal. Apoiar os mais vulneráveis e sensibilizar a população para o não desperdício alimentar unem-se, de novo, através da venda da Birdbox, nas lojas Auchan. No seio de muitas das famílias que apoiamos há crianças e idosos cuja alimentação, por falta de recursos é, vezes demais, negligenciada, com efeitos diretos na sua saúde e crescimento. São iniciativas como esta que nos permitem chegar às suas casas e promover refeições quentes e nutritivas. Estamos muito entusiasmados com esta segunda edição da Birdbox e acreditamos que a sociedade está sensível a estas causas, sobretudo numa época do ano em que a solidariedade ainda ganha palco. Quanto mais pessoas adquirirem a sua Birdbox, mais famílias conseguiremos ajudar. Obrigada, desde já, a todos e, claro, obrigada ao Auchan que, uma vez mais, reconhece o nosso trabalho e apoia a Cruz Vermelha Portuguesa.” partilha Ana Jorge, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

Produzida em Portugal, a nova BirdBox é uma caixa de vidro temperado com tampa hermética que pode ser levada ao forno e micro-ondas, bem como ao frigorifico e congelador e que pode ainda ser lavada na máquina de lavar louça. A caixa já está à  venda em todas as lojas Auchan e em auchan.pt por 6.95€.  

Em 2021, as vendas da Birdbox possibilitaram a oferta de aproximadamente 20 mil refeições solidárias, a partir da doação de 70.167€ à Cruz Vermelha Portuguesa.

Desperdício Zero

A  redução  do  desperdício  é um  compromisso  da  Auchan  Retail  Portugal,  que  aposta  numa  gestão operacional rigorosa e na formação dos seus colaboradores para minimizar perdas. No âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a empresa desenvolve iniciativas que passam por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, ou comprar com desconto produtos cuja data de validade se aproxima do fim. Na área self-discount, são também vendidos frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial.

Além disso, a Auchan comercializa ainda vários produtos de economia circular, como é o caso do bolo de banana vegan, disponível em todas as lojas com fabrico próprio, produzido com bananas demasiado maduras das lojas, ou o ‘Pão para Culinária’ que possibilita a venda de  pão do dia anterior a um preço mais baixo, que pode depois ser utilizado para culinária (para torradas ou açorda) ou como pão ralado.

A retalhista tem também parcerias com diferentes associações e instituições de solidariedade social que  ajudam  a  encaminhar  os  seus  excedentes  alimentares  para  quem  mais  precisa, além da parceria com a Too Good To Go.

HK Strategies

Auchan-Birdbox