Grupo HPA Saúde | Robô Único em Portugal – Tratamento Hiperplasia Benigna da Próstata

0
276
Robôt-HPA-Saúde

O Grupo HPA Saúde anuncia tratamento para Hiperplasia Benigna da Próstata, com uma nova tecnologia a água– a Aquabeam.

A Unidade HPA de Gambelas| Faro é a única unidade em Portugal com este Robô. Um Robô com tecnologia, para o tratamento dos sintomas urinários no homem, que pode ser utilizada em todos os tamanhos de próstata, preservando a vida sexual e a continência. Utiliza um jato de água de alta pressão, que desobstrui a uretra e melhora os sintomas urinários. Esta tecnologia é uma alternativa para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata, uma patologia muito frequente nos homens com mais de 50 anos e que está associada a múltiplos sintomas urinários.

O sistema robótico Aquabeam permite a ablação de tecido prostático (HBP) por meio de jato de água de altíssima velocidade e elevada pressão (10.000 PSI), sem utilizar nenhum tipo de energia térmica, ao contrário das cirurgias endoscópicas clássicas (RTU-P) ou com laser.

O procedimento cirúrgico é controlado e realizado por um sistema robótico guiado por ecografia. O cirurgião controla todo o procedimento através da ecografia e da imagem cistoscopia em tempo real, planeando o tratamento de forma personalizada e delimitando o

tecido prostático a remover pelo robô de forma automatizada.

Segundo Prof. Doutor Tiago Rodrigues – Médico Urologista – “Para além da precisão e eficácia que este robô nos dá, permite-nos realizar mais intervenções num dia, de forma mais segura e com melhores resultados, sendo igualmente muito gratificante assistir à rápida recuperação dos doentes.”

Tratamento em 6 minutos e alta após 24 horas

Uma vez que todos os parâmetros estejam integrados, o robô realiza o procedimento de forma rápida, previsível e precisa (menos de 5 minutos – os atuais métodos levam cerca de 1 hora e 30 min). Após terminar, é colocado um cateter na bexiga, que geralmente é retirado no dia seguinte e o paciente recebe alta após 24 horas.

Além do menor tempo de internamento, a preservação da vida sexual, nomeadamente da ejaculação, e a menor perda de sangue constituem importantes mais valias.

César Santos – Administrador do Grupo HPA e Diretor da Unidade HPA Gambelas afirma:

“A nossa preocupação passa sempre pela inovação que permita oferecer serviços de qualidade aos nossos utentes. Durante o ano de 2022, fomos a primeira unidade do país a realizar as “Biópsias Prostática por microecografia” e as “Micro-Ecografias Prostática Transrectal” em alta definição. Também iniciámos a terapia com “Ondas de Choque de Baixa Intensidade” para a disfunção erétil. Agora este novo robô reforça a nossa posição no patamar de excelência nos cuidados que prestamos.”

https://www.grupohpa.com/pt/

G HPA

Robôt-HPA-Saúde