Neste Natal, as diversas paróquias algarvias irão apoiar a Diocese de Kiev, com a recolha de fundos. A Região Pastoral do Barlavento recolherá no 4º Domingo de Advento/18 de dezembro (numa caixa com essa finalidade) os donativos, antes ou depois das missas dominicais, ou noutras alturas. Já na Região Pastoral do Sotavento as paróquias destinarão um ofertório de um dos próximos domingos para ser enviado aos cristãos ucranianos, que sofrem com a guerra.
Esta iniciativa tomou força, após a receção de uma carta escrita pelo Arcebispo de Kiev, dirigida ao Presidente da CEP e a cada Bispo de Portugal, apelando à solidariedade neste tempo que se vive de forma cada vez mais difícil, com a chegada do Inverno e constantes ofensivas russas, que têm vindo a debilitar as estruturas fornecedoras de eletricidade e outros bens de primeira necessidade.
«A 24 de dezembro cumprem-se dez meses de guerra», recorda D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, solicitando o «envolvimento das nossas comunidades paroquiais nesta resposta, conhecedores que somos da sua sensibilidade e da sua abertura, particularmente nesta quadra natalícia, com o povo e a Igreja católica ucraniana, nomeadamente em responder às dificuldades de diversa ordem apresentas pelo Arcebispo de Kiev na sua carta».
Este gesto de fraternidade inserir-se-á. Pois, como pediu o Bispo do Algarve, no caminho de Advento, guiados pela Palavra de Deus», para que em unidade ajudemos a viver «um Natal solidário com o “povo martirizado” da Ucrânia, como tantas vezes já referiu o Papa Francisco»
O prelado algarvio estará com a comunidade ucraniana, que celebra em Stº António do Alto, no dia 25 de dezembro, dia assumido por eles para a celebração do Natal.
GIDAlg