Tavira | Exposição “Cores” de Fernando Ricardo

0
872
Cores-Fernando-Ricardo

De 17 de dezembro a 01 de abril de 2023, o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria acolhe a exposição “Cores” do fotojornalista Fernando Ricardo.

Dono de uma reconhecida carreira nacional e internacional, Fernando Ricardo, apesar de ter-se destacado pelo seu trabalho a preto-e-branco, apresenta-se, hoje, ao público com o registo fotográfico a cor.

Esta é a segunda vez que o fotógrafo expõe, no Palácio da Galeria, sendo que, desta feita, a sua visão do mundo é a Cores. Uma exposição que permite uma viagem a Bilbau, Berlim, Paris, Valência, Nova Iorque e Brasil.

Sessenta fotografias, com imagens de edifícios de arquitetura contemporânea que se completam com uma vertente antropológica, onde se podem apreciar rostos que refletem a autenticidade do povo indígena de Tocantins.

A presente exposição aborda uma componente antropológica que presta, segundo Jorge M. Langweg, uma “justa homenagem aos povos indígenas brasileiros, onde a incomparável biodiversidade do meio ambiente está refletida nos adornos de cores bem vivas orgulhosamente envergados pelos respetivos protagonistas em Tocantins”. De acordo com a mesma fonte “a fotografia colorida deixa normalmente menos espaço à interpretação, estimulando mais o sentido da visão com as diferentes temperaturas das cores, mais impactantes”.

Para Jorge M. Langweg “é neste último registo que o autor se expressa nesta exposição, empregando na fotografia urbana uma linguagem artística modernista de abstracionismo acentuadamente colorida, captando com inteligência e bom gosto as formas, as linhas, as distorções, a iluminação e os reflexos de construções num enquadramento que convida à contemplação e à descoberta da sua beleza (…)”.

Acerca de Fernando Ricardo

Fernando Ricardo, fotojornalista, ao longo da sua carreira cobriu inúmeros acontecimentos por todo o mundo, tendo as suas fotografias sido publicadas na imprensa nacional e internacional. Foi repórter nas principais agências internacionais, tendo chegado a fotógrafo chefe da agência “The Associated Press”.

Tavira

Cores-Fernando-Ricardo