Wikimedia Portugal | Fotos Vencedoras do Wiki Loves Monuments Portugal 2022

0
871
Wiki-Loves-Monuments-1

Ao longo do mês de Outubro, 32 editores carregaram 4028 imagens, 16 dos quais participando pela primeira vez. Foram escolhidas dez fotos, que transitam, agora para a fase internacional do concurso. Gostaríamos de agradecer a todos os que tornaram este concurso possível, a todos os que dedicaram o seu tempo a fotografar Portugal e a carregar essas fotos no Wikimedia Commons, ajudando a documentar o nosso património edificado, e disponibilizando essa informação livremente a todos os habitantes do planeta.

Para a etapa internacional passaram para além das 3 fotos já mencionadas, mais sete, que serão agora avaliadas por um júri internacional. Estas podem ser visualizadas a partir deste link:

https://commons.wikimedia.org/wiki/Wiki_Loves_Monuments_2022_winners

Sobre o Concurso

O concurso teve a sua primeira edição em 2010 apenas nos Países Baixos, conseguindo angariar cerca de 12500 fotografias de 8000 monumentos. Em 2011,  Portugal participa pela primeira vez e são levadas a concurso mais de 16000 fotos de monumentos portugueses. Desde então, o projeto ajudou a recolher mais de 1,7 milhões de imagens submetidas por cerca de 60000 participantes, somando-se a todo o conhecimento humano reunido na Wikipédia.

Este ano o concurso voltou a contar com a adesão de mais de 35 países a nível mundial e decorre em duas fases distintas; numa primeira fase são seleccionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase são escolhidos os vencedores entre os melhores de cada país.

Para mais informações sobre a etapa nacional do concurso consulte o site: www.wikilovesmonuments.org.pt

SM

Wiki-Loves-Monuments-2
Wiki-Loves-Monuments-3