O autocaravanismo é um setor em expansão em Portugal tendo demonstrado, em 2022, mais procura do que oferta de veículos para aluguer em alguns meses do ano. Para a Yescapa, plataforma de referência no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, este “boom” significou um crescimento anual de 40% do volume de reservas, valor que ascendeu aos 58% no período compreendido entre maio e junho, face ao ano transato.
Em Portugal, o volume das viagens em autocaravana, recorrendo ao aluguer de veículos, foi mais elevado entre os meses de maio e junho. Se em 2021 a Yescapa registou 2760 viagens neste período, 2022 demonstrou que a prática veio para ficar: 4380 viagens realizadas no país e uma taxa de ocupação a ultrapassar os 87%.
Cerca de 45% das reservas registadas no website da start-up em 2022 foram pelas mãos de estrangeiros em Portugal, nomeadamente alemães, franceses, espanhóis e italianos. No entanto, também os portugueses “despertaram” para esta forma de viajar, com um aumento significativo face a 2021. Os perfis dos viajantes em Portugal mantêm-se: pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, casais com filhos, casais e grupos de amigos.
Recorde-se que a Yescapa está presente em 8 países europeus, nomeadamente França, Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Bélgica e Itália. Em junho, julho e agosto registou mais de 30 mil pedidos de aluguer em toda a Europa e em setembro atingiu 15 mil veículos disponíveis na plataforma para o aluguer.
Em Portugal, existem mais de 1000 veículos disponíveis para alugar, mas se mais existissem disponíveis mais seriam alugados, já que Portugal se tem consolidado nos últimos anos como um dos países preferidos para a prática, e um dos mercados com mais procura como destino turístico na Yescapa. Os principais motivos que levam os estrangeiros a escolher Portugal é o clima ameno, que permite viajar em qualquer altura do ano, a forma geográfica do país que oferece aos viajantes a possibilidade de se deslocarem facilmente, a gastronomia e o facto de Portugal ser um país mais atrativo para os estrangeiros ao nível financeiro, quando comparado com outros países europeus.
Atrevia