Teia D’Impulsos | Beber Café enquanto se Fala sobre a Morte e Cuidados Paliativos

0
991
Café-Teia-Impulsos

Um evento onde as pessoas bebem um café, comem um bolo, e falam sobre a morte. Eis o convite da Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em parceria com a Teia D’Impulsos. UDeath Café sobre os Cuidados Paliativos.

Foi isso que leu. Porque haverá de ser um tabu falar sobre a morte? “Healing Hearts and Communities” foi o lema escolhido pela World Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) para celebrar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos este ano, assinalado a 8 de Outubro.

Nesse âmbito a EAPS CHUAlgarve organiza, em “estreita parceria e colaboração” com a Associação Teia D’Impulsos, descrita pela EAPS enquanto “espaço de referência para iniciativas de cariz comunitário e de promoção da inclusão“, um Death Café sob o tema “Sentir Compassivo“.

O encontro decorre na próxima segunda-feira, 19 de Dezembro, entre as 18h00 e as 19h30, na sede da Teia D’Impulsos, no Espaço Raiz em Portimão.

Este Death Café funcionará como um espaço acolhedor, de partilha de reflexão, e contará com a presença de vários convidados e representantes de instituições e associações que “desenvolvem um trabalho de proximidade nas comunidades onde se inserem“.

Os seus objetivos passam por desmistificar mitos e preconceitos associados à morte e aos cuidados paliativos; sensibilizar e informar para temas como as comunidades compassivas, doença avançada, final de vida e processo de morte; contribuir para o envolvimento dos cidadãos no apoio à pessoa doente e respetivas famílias e, ainda, promover a literacia em saúde nesta área tão específica do cuidar.

Teia D’Impulsos

Café-Teia-Impulsos