‘Ajuda em Ação’ celebra 3º Aniversário em Portugal

0
1910
Ajuda-Ação-Logotipo

Fundação Ajuda em Ação celebra hoje o seu terceiro aniversário em Portugal.

“Em Portugal, a Ajuda em Ação começou por colaborar, em 2017, com um projeto de inovação digital com escolas do país intitulado GENS10 Portugal, apoiado pela Google.Org e em parceria com Fundação Sic Esperança, tendo data prevista de fecho em janeiro de 2023”, começa por explicar Linda Morango, Diretora de Marketing e de Angariação de fundos, adicionando que a associação pretende “intervir diretamente nas comunidades em território nacional, apoiando o desenvolvimento onde existe grande vulnerabilidade social que coloca em risco de inclusão plena diferentes grupos”.

Ao longo destes três anos, a Ajuda em Ação acompanhou pessoas em situação de vulnerabilidade para que tivessem acesso a oportunidades utilizando como alavancas a educação de qualidade, o desenvolvimento de cadeias de valor em diferentes setores e a promoção do trabalho digno e de qualidade.

A fundação intervém em três eixos fundamentais: educação, empregabilidade e intervenção social e humanitária.

“A Minha Escola é Cool” garante acesso à qualidade de ensino equitativo a mais de 500 crianças 

A fim de combater o absentismo e as taxas de abandono escolar e para uma plena integração na escola e na sociedade, a Ajuda em Ação criou o projeto A Minha Escola é Cool, implementado desde 2020 no Agrupamento de Escolas de Camarate e direcionado para participantes do 1º e 2º ciclo. Este projeto visa promover uma escola com diferentes respostas pedagógicas e tecnologicamente mais preparada, que permita aos alunos concretizar as aprendizagens curriculares garantindo um acesso equitativo e de qualidade, para a obtenção de resultados de aprendizagem relevantes e eficazes para a vida. Conta com diversas atividades como oficina de robótica, oficina de escrita criativa, oficina de mindfulness para crianças e equipar todas as salas de aula com equipamentos multimédia. No total, em 2021 participaram 458 crianças do 1º e 2º ciclo. O projeto decorre até 2023, com perspetivas de continuidade.

No decorrer 2021 e durante o confinamento o programa de educação centrou-se no acompanhamento de 150 alunos que estavam sinalizados por não terem meios de comunicação com a escola. Simultaneamente, e integrada nos serviços sociais da escola, a associação acompanhou 32 famílias sinalizadas por estarem em situação de grande vulnerabilidade social.

A Ajuda em Ação criou também o projeto Fair Play 4 Life, realizado ao nível Ibérico, dirigido às crianças que frequentaram o 4.º ano do primeiro ciclo para fomentar hábitos saudáveis nas crianças.

Mais de 80 jovens colocados no mercado de trabalho graças ao programa ‘Bora Jovens

Foi desenvolvido em parceira com a Coca Cola o programa de empregabilidade ‘Bora Jovens’, dirigido a jovens entre os 18 e os 25 anos, em situação de grande vulnerabilidade social e económica e com dificuldade em integrarem o mercado de trabalho.

Graças a este projeto, foi possível integrar até a data de hoje, profissionalmente 81 jovens no mercado de trabalho com contratos de trabalho, das 208 inscrições 185 jovens foram integrados no processo formativo, 11 voltaram a estudar, foram envolvidos 22 parceiros sociais de várias cidades do país e 27 parceiros empresariais viabilizaram a integração profissional dos jovens.

Ao nível da empregabilidade e do empoderamento feminino, existe também o projeto de costura Mulheres em Ação, criado há 3 anos, que conseguiu já transformar a vida de 16 das 32 mulheres que se inscreveram, fornecendo-lhes as competências básicas para conseguirem ter uma maior estabilidade financeira e saírem da chamada economia informal. Hoje celebra-se o último dia do curso e, simultaneamente com a celebração do terceiro aniversário da associação, será entregue a estas participantes uma máquina de costura para que possam praticar e investir nos seus pequenos negócios. Segundo Isabel Pestana, participante do projeto, este projeto não é bom apenas para adquirir algumas independência financeira, mas também um apoio psicológico: “sou viúva, moro sozinha com um filho que tem esclerose múltipla e vivia muito fechada em casa. Sempre gostei de costurar, mas nunca aprendi, nunca tive essa hipótese. E pensei que não ia conseguir aprender, mas consegui! Já vendi umas coisinhas e já subi calças a pessoas e já ganhei um dinheirito. E foi muito bom para a minha cabeça, passar um bocadinho de tempo com estas minhas irmãs”. O evento de celebração do terceiro aniversário da Ajuda em Ação coincide com o último dia do curso, e será entregue a estas participantes uma máquina de costura para que possam praticar e investir nos seus pequenos negócios. O evento decorre hoje na Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, com a presença do Presidente Renato Alves.

Resposta de emergência social apoiou mais de 700 pessoas durante a pandemia e 27.000 pessoas afetadas pelo conflito na Ucrânia

Aquando da crise causada pela pandemia Covid-19, a Ajuda em Ação ajudou, em 2020 e 2021, 700 pessoas em Camarate através da entrega de cartões de aquisição de bens alimentares. Esta distribuição garantiu fazer face às dificuldades sentidas permitindo a cada agregado gerir as suas compras e necessidades de forma mais digna e autónoma.

Através da Aliance 2015, uma rede de oito ONG europeias, a Ajuda em Ação lançou uma iniciativa conjunta para servir 27.000 pessoas afetadas pelo conflito na Ucrânia, tanto nas zonas afetadas pelos conflitos como nas zonas que recebem a população deslocada. Esta resposta humanitária contou com a distribuição de produtos de emergência em zonas afetadas por conflitos, de ajuda monetária à população deslocada e de acolhimento no oeste e centro da Ucrânia e apoio a centros coletivos no oeste e centro da Ucrânia. Na Moldávia, uniu esforços para responder às necessidades imediatas das pessoas refugiadas, facilitando o acesso a comida e água, reabilitando centros de acolhimento e distribuindo kits de higiene e outros materiais de primeira necessidade.

Nos próximos anos, a Ajuda em Ação visa continuar a trabalhar e reforçar estes três eixos, tendo como objetivo uma maior inclusão no ensino, a diminuição da empregabilidade jovem e proporcionar uma resposta efetiva a pessoas vítimas de crises humanitárias garantindo as suas necessidades básicas.

Atrevia

Ajuda-Ação-Logotipo