Embaixada de Itália em Lisboa assinala Dia Nacional do Espaço com webinar, que pretende discutir oportunidades de investimento no setor.
Itália e Portugal distinguem-se, cada vez mais, como países atrativos para a realização de investimentos no setor aeroespacial. Em 2020, este setor em Itália já valia 450 mil milhões de dólares – o que representou um aumento de sete por cento por ano, nos últimos 10 anos – e caracterizava-se por albergar uma cadeia de fornecimento completa, que inclui desde a construção e operação de foguetes porta-aviões, à construção de satélites, aquisição de dados do espaço e gestão de imagens.
Com o intuito de assinalar o Dia Nacional do Espaço – efeméride italiana – e aproveitando o momento para debater o presente e o futuro deste setor, a Embaixada de Itália em Lisboa vai promover um webinar gratuito intitulado “O setor aeroespacial como motor de desenvolvimento económico: oportunidades de colaboração entre Itália e Portugal”.
O evento acontece no próximo dia 16 de dezembro, às 09h30.
“Itália lançou o seu primeiro satélite, o San Marco 1, no dia 15 de dezembro de 1964. Estamos a poucos anos de assinalar 60 anos deste marco de extrema importância para a história e para o caminho de referência que o país tem vindo a trilhar no setor aeroespacial”, afirma Carlo Formosa – Embaixador de Itália em Portugal –, adiantando que “atualmente, Itália ocupa o quarto lugar no que toca a países que mais exportam no que diz respeito à construção de foguetes porta-aviões e satélites”. O Embaixador, que será um dos intervenientes a abrir a sessão de trabalhos do webinar, juntamente com Luís Castro Henriques, presidente da AICEP Portugal – Agência para o Investimento e comércio Externo de Portugal, destaca ainda o papel de Portugal no setor: “o país conseguiu criar, em poucos anos, um cluster que gera receitas de 1,7 mil milhões de euros – dos quais 90 por cento são para exportação, tendo ainda atraído o interesse e o investimento de gigantes mundiais, como é o exemplo da Airbus”.
Contando com moderação de Michele Castorina, responsável do Φ-lab Invest Office na Agência Espacial Europeia, o webinar apresenta, a partir das 10h10, o painel “O contributo dos distritos do setor aeroespacial para a inovação”, que terá como oradores Fulvia Quagliotti, presidente do distrito aeroespacial Piemonte, Laura Tassinari Zugni Tauro, diretora de internacionalização, cluster e estudos na Lazio Innova e, por último, José Neves, presidente do AED (Aeronáutica, Espaço e Defesa) Cluster Portugal.
Já os “Instrumentos de monitorização para a prevenção e gestão dos resíduos espaciais” irão ser abordados de seguida, às 11h10, por Andrea Cardellicchio, Head of Commercial Development na Telespazio Spa. Chiara Manfletti, CEO da Neuraspace irá fazer uma intervenção, pelas 11h30, seguindo-se um momento para perguntas e respostas e o encerramento do evento.
As inscrições podem ser feitas através do seguinte link: https://mailchi.mp/51902e2fb1bc/webinar-o-setor-aeroespacial
Central Informação