Sines e Roterdão juntos no Projeto H2Sines.RDAM

0
914
Sines-Roterdão-H2Sines

Assinado o Memorando de Entendimento que formaliza o projeto para a criação de um corredor de Hidrogénio Verde a ligar Portugal e os Países Baixos, por via marítima.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidiu a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os parceiros que integram o Projeto H2Sines.RDAM, que consiste no desenvolvimento de um corredor logístico de Hidrogénio Verde que ligará, por via marítima, os portos de Sines e Roterdão, no dia 16 de dezembro.

O projeto, a ser desenvolvido por um consórcio que integra as multinacionais ENGIE, Shell, Vopak e Anthony Veder, tem como objetivo produzir Hidrogénio Verde numa unidade em Sines, convertê-lo em H2 Líquido através de um processo de liquefação, e exportá-lo via Porto de Sines para o Porto de Roterdão.

A cerimónia ficou ainda marcada pelo reforço do relacionamento comercial e institucional entre os portos de Sines e Roterdão, formalizado na assinatura de um Protocolo de Cooperação. Para além deste projeto, Sines e Roterdão têm vindo a unir esforços no Projeto MAGPIE – sMArt Green Ports for Integrated Efficient multimodal mobility , que compreende uma candidatura no âmbito do Pacto Ecológico Europeu – Horizonte 2020.

Unimagem

Sines-Roterdão-H2Sines