Observador Cetelem | Portugueses vão Apoiar e Participar em Causas Solidárias neste Natal

0
435
Observador-CETELEM
  • Portugueses vão igualmente optar por adotar medidas sustentáveis este Natal

Segundo os dados do Observador Cetelem Natal 2022neste período natalício, tendo em conta o contexto económico e social que o país atravessa, os portugueses demonstram mais vontade em ajudar o próximo. Assim, mais de metade dos portugueses (63%) afirmam que vão participar em causas solidárias, +30 pontos percentuais comparando com o ano passado.

A ajuda será prestada de diferentes formas: cerca de 36% vão entregar roupa, brinquedos e alimentos a instituições ou a famílias necessitadas e 32% vão optar por comprar produtos solidários. 16% vão fazer doações monetárias a instituições e 14% comprar postais e cartões de Natal de instituições, entre outras ações.

Este ano, mais de metade dos portugueses inquiridos vão igualmente optar por adotar medidas sustentáveis este Natal. Assim, para tornar o período festivo mais sustentável, entre as medidas adotadas pelos portugueses estão: reutilizar os enfeites das árvores (65%); reutilizar a árvore de Natal artificial (59%); levar sacos para utilizar nas suas compras (57%); comprar só o essencial (53%); e ligar a iluminação de Natal apenas quando necessário (50%).

44% vão também reutilizar embrulhos de presentes, 26% optar por utilizar materiais recicláveis para os embrulhos e 16% fazer as suas peças de decoração com materiais reutilizáveis. Já 21% afirmam mesmo que vão fazer os seus próprios presentes. 16% pretendem ainda apostar em presentes ecológicos e de marcas sustentáveis e 10% comprar produtos em segunda mão.

Analisando os dados, os mais velhos, com mais de 55 anos, acabam por ser aqueles que procuram tomar mais medidas sustentáveis este Natal. São, por exemplo, os que mais tencionam reutilizar os enfeites (73%), reutilizar a árvore (67%); reutilizar sacos nas suas compras (63%); comprar o essencial (62%); ou utilizar lâmpadas de baixo consumo (49%).

Atrevia

Observador-CETELEM