ORPEA | Reforce os Laços com os Mais Velhos com o Auxílio das Tecnologias

0
374
Tecnologia-Mais-Velhos

A solidão e o isolamento social são fatores que influenciam a saúde e a mortalidade dos seniores. As relações sociais, onde as tecnologias têm um papel promissor, reduzem o stress e a depressão, o que por sua vez pode melhorar a saúde física. O médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal, o Dr. André Rodrigues, reuniu algumas sugestões de presentes tecnológicos para combater o isolamento social, estimular a cognição e facilitar as atividades diárias.

Apesar de existir um estereótipo de que os mais velhos são desconfiados em relação à tecnologia, os seniores estão cada vez mais disponíveis a abraçar as tecnologias para as suas atividades diárias.

O mais importante nesta época é estarmos próximos dos nossos entes queridos. Mesmo que não possa estar presencialmente com o seu familiar, não se esqueça que uma chamada telefónica ou vídeo, o envio de uma fotografia ou uma mensagem de voz, pode fazer toda a diferença.

Assim, o Dr. André Rodrigues, sugere 5 recursos tecnológicos imprescindíveis neste Natal:

MOLDURA DIGITAL
Ao longo da nossa vida colecionamos recordações de momentos em família, viagens, celebrações. Uma moldura digital permite reunir numa tela todos esses momentos. Recordar estes momentos exercita as nossas mentes e mantém-nos ativos para a capacidade de considerar questões do passado e do presente.

E-READER
Um E-reader, ou leitor de livro digital, é um dispositivo eletrónico desenvolvido especialmente para ler livros. Ao contrário da leitura num computador, tablet ou telemóvel, num E-reader a tela simula o papel, tornando a leitura mais confortável. Para além da capacidade de armazenar centenas de livros, permite ajustar o tamanho do texto, o que para um sénior com dificuldades na visão pode ser um aspeto muito positivo.

SMARTPHONE
Cada vez mais seniores possuem um smartphone. Estes dispositivos permitem descarregar aplicações para ajudar a pessoa manter-se segura, entretida, e conectada com os seus amigos e família. Para além disso, possuem ferramentas integradas (calculadora, lanterna, despertador, câmara) que facilitam o dia-a-dia. Existem também aplicações ligadas à saúde, por exemplo, gestão de medicamentos e atividade física.

ASSISTENTE VIRTUAL
Já ouviu falar da Alexa ou Google Assistent? São Assistentes Virtuais que possuem suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo iluminação, eletrodomésticos, Smart TVs, e utiliza inteligência artificial para identificar e responder a comandos de voz, reconhecendo o pedido e conseguindo desenvolver uma conversação, com respostas inteligentes e adaptadas para cada usuário. Para os seniores, estes assistentes têm inúmeros benefícios, quer em termos de socialização como a nível de segurança e conforto.

SMARTWATCH
Todos nós queremos manter a independência à medida que envelhecemos. Os Smartwatches podem ajudar, tendo capacidade de definir lembretes, rastrear movimentos, frequência cardíaca, contactar serviços de emergência e até alertar os seus entes queridos em caso de uma queda, por exemplo.

“Temos consciência de que nada substitui o contato e o toque humano. No entanto, o desenvolvimento tecnológico fará cada ver mais parte da nossa vida, e os seniores irão certamente beneficiar deste movimento”, conclui o médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal.

MKA

Tecnologia-Mais-Velhos