‘EDP’ abre Candidaturas para Doar Viaturas a Instituições Sociais

0
850
EDP-Doação-Viaturas

A EDP, através da EDP Produção, volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. As candidaturas serão avaliadas entre fevereiro e março 2023, estando prevista a divulgação dos resultados e entrega das viaturas no segundo trimestre do ano.

As entidades elegíveis para concorrer envolvem desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias, entre outras que cumpram os critérios de seleção. Entre esses critérios destacam-se uma reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objetivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos, entre outras regras disponíveis para consulta no regulamento.

Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Estes veículos – de passageiros, comerciais, e pick up – contam com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros. Antes da entrega, as viaturas são totalmente renovadas e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.

As regiões abrangidas por esta iniciativa de apoio social envolvem os municípios onde a empresa mantém centros de produção, mas também as zonas onde deixou de ter operação regular nos últimos anos. É o caso, por exemplo, de Sines, onde a EDP encerrou a atividade da central a carvão e mantém planos para converter essa localização num centro de produção de energia limpa (incluindo hidrogénio verde).

A doação de viaturas usadas às comunidades é, aliás, uma prática que a EDP promove há alguns anos, tendo como destinatários diferentes tipos de instituições sociais – desde 2016, a EDP já doou 27 viaturas a essas entidades, num valor estimado de 290 mil euros.

Esta ação é uma das várias iniciativas previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção no sentido de responder a necessidades identificadas junto das comunidades, como transporte de pessoas, distribuição de alimentos ou apoio na prevenção e combate de incêndios. O plano insere-se num dos cinco eixos de atuação do EDP Y.E.S. – You Empower Society, que reúne todos os projetos de impacto social do grupo EDP a uma escala global – além da intervenção junto das comunidades, atua ainda nas vertentes de energia, planeta, cultura e competências.

EDP

ImagemEDP