Faro | Nota de Pesar pelo Falecimento de D. Berta Travia

0
700
Faro-Pesar-Berta-Travia

O Município de Faro lamenta profundamente o falecimento de Maria Berta Figueira Pereira Travia, nascida na Freguesia de S. Pedro (em Faro), a 1 de setembro de 1936.

Com uma personalidade lutadora, determinada e solidária, envolveu-se ao longo dos seus 86 anos de vida em diversas atividades, em prol da população e da cultura, nomeadamente ligadas às Marchas Populares, ao Folclore e às Charolas, defendendo, deste modo, as tradições locais e promovendo a freguesia onde viveu – o Montenegro.

Foi, aliás, membro da Comissão Instaladora para a criação desta freguesia (que viria a ser criada a 29 de julho de 1997) e membro da Assembleia de Freguesia, no primeiro mandato da sua existência (1998/2001).

Esteve, ainda, ligada ao associativismo, tendo liderado o Clube Desportivo do Montenegro e criado a Associação de Solidariedade Sócio Cultural de Montenegro, posteriormente considerada uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). Nesta instituição, fundou o Centro de Dia, que serve a população idosa desta área.

Por toda esta sua dedicação e empenho, a Junta de Freguesia atribuiu-lhe a Medalha de Mérito – Grau Cobre, em 2012.

Exemplo para as novas gerações, será recordada pelo seu dinamismo e amor à terra onde nasceu e viveu.

Aos seus familiares e amigos, o Município de Faro endereça as mais sentidas condolências.

CM Faro

Faro-Pesar-Berta-Travia