Instituto Piaget | Segundo número da Revista Científica “Germinare”

0
360
Revista-Germinare-1

O Instituto Piaget, que tem um campus académico no Algarve, acaba de lançar o segundo número da sua revista científica Germinare, uma publicação de acesso livre e disponível em versão online. A edição inclui artigos nas áreas da Educação Física, Desporto, Música e Enfermagem, muitos deles cruzando mais do que uma temática numa abordagem interdisciplinar.

Criada a pensar nos estudantes, docentes e investigadores do Instituto, a revista abrange um conjunto diversificado de temas em linha com a oferta formativa e de investigação da instituição académica. A ansiedade no rendimento de uma equipa de futebol, o ensino da dança na educação física, estilos de liderança em enfermagem, prevenção de quedas em idosos, a obra da compositora Clotilde Rosa do pós 25 de abril, ensino clínico em tempos de pandemia Covid-19, e famílias transnacionais na Europa são alguns dos temas que servem de mote à pesquisa dos vários autores.

A revista inclui ainda um texto em homenagem (in memoriam) à investigadora Sónia Gonçalves-Lopes e três artigos de opinião dos coordenadores das unidades de investigação do Instituto Piaget (RECI, KinesioLab e LabEST). A importância destas três estruturas tem sido vital para o desenvolvimento da investigação científica no Instituto Piaget, tendo a Germinare a ambição de ser uma ferramenta importante e que contribua para o seu sucesso, quer em qualidade, quer em quantidade de publicações.

Como referem os editores da Germinare, Denise Soares e Hélder Pinto, o lançamento deste segundo número “é mais um passo decisivo para a cimentação da nossa revista como uma publicação de referência nas áreas de intervenção do Instituto Piaget”.

O objetivo passa por incentivar toda a comunidade académica do universo Piaget, incluindo as várias geografias da lusofonia, a submeter os seus trabalhos científicos, com a garantia de que serão tratados com total rigor e isenção. Assegurado está um processo de revisão por pares duplamente cego (double-blind peer review) realizado por especialistas externos, como é norma em publicações de carácter científico.

Adicionalmente, a revista está também aberta a toda a comunidade científica nacional e internacional, para que possa ter outros contributos externos. A coordenação da publicação é da responsabilidade do CIIERT – Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar do Instituto Piaget.

O nº. 2 da Germinare está acessível através do link https://germinare.ipiaget.org/index.php/germinare/issue/view/2.

IPIAG

Revista-Germinare