Alta Mora – Castro Marim | II edição do “Festival das Amendoeiras em Flor”

0
1389
Festival-Amendoeiras-Flor

Depois de um interregno imposto pela pandemia, eis que regressa o «Festival das Amendoeiras em Flor» à localidade de Alta Mora, em plena serra castromarinense. Agenda marcada para 3, 4 e 5 de fevereiro de 2023.

Entre meados de janeiro e fevereiro os tradicionais castanhos e verdes da serra algarvia de Castro Marim dão lugar aos tons branco e rosa, proporcionado uma paisagem que marca a identidade de um dos recursos endógenos mais importantes da região: a amêndoa. Ora aproveitando esta beleza e as potencialidades deste fruto seco a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) pôs novamente mãos à obra e está a preparar aquela que é a II edição de um espetáculo há muito desejado, o «Festival das Amendoeiras em Flor».

O programa ainda está sob confirmação, mas já existem algumas diferenças! Acresce um dia ao calendário, são agora três dias [sexta, sábado e domingo, respetivamente 3, 4 e 5 de fevereiro de 2023]. Mais passeios pedestres, novos espetáculos, mercado de rua e aldeia do artesão mais alargados, bem como um espaço dedicado à agricultura tradicional e floresta. Vão decorrer também ateliers gastronómicos e workshops de plantações de amendoeiras.

O Festival das Amendoeiras é uma iniciativa estratégica de promoção e revitalização dos valores, tradições e identidade do território, com o grande objetivo de combate à desertificação e ao despovoamento galopante do interior da serra algarvia. Assim, a segunda edição pretende afirmar-se como um dos grandes eventos culturais que marca o roteiro turístico da região em plena época baixa.

Recorde que o Festival surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres «Amendoeiras em Flor», organizados pela ARCDAA desde o ano 2005. Em 2020 lançou-se a 1ª edição do Festival das Amendoeiras em Flor com o apoio do programa 365 Algarve e do Município de Castro Marim.

A edição de 2023 acontece sem cofinanciamento mas com o apoio e parceria do Município de Castro Marim e a colaboração de várias outras entidades e instituições: Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana,  Associação In Loco, Associação Artística Satori, Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela (ADRIP), do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e da Refood de VRSA.

O Programa do evento estará disponível a partir de dia 03 de janeiro.

Para mais informações acompanhe as redes sociais da iniciativa

ARCDAA

Festival-Amendoeiras-Flor