Pastoral do Turismo | Portugal Organiza “V Jornadas Nacionais”

0
889
Jornadas-Nacionais-Turismo

A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP) realizará as V Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo de 2 a 4 de fevereiro, em Coimbra.

A atividade, que decorre no Seminário Maior da cidade dos estudantes, tem como título “A caminho de uma Pastoral Laudato Si”. «Temos, como preocupação, fazer deste momento um encontro, não apenas virado para o interior da Igreja, mas num encontro com todos os que pretendem refletir sobre o rumo que deve ter o turismo, no contexto da evangelização e da promoção do setor turístico junto das demais instituições religiosas», explica o Padre Miguel Lopes Neto, Diretor da PTP. «Por isso», refere o sacerdote, «temos um programa amplo e com um conjunto de convidados que veem de áreas diferentes: das universidades, do mundo empresarial, que realizam projetos inovadores e que trabalham, claro está, na Pastoral do Turismo».

O programa tem, entre outros comunicadores, Monsenhor Rino Fisichella, que tem, sob sua tutela, o tema da Pastoral do Turismo. O Prefeito do Dicastério para a Evangelização fará uma reflexão na sessão de abertura das Jornadas, na qual estarão presentes, ainda, o Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

«Para além destas importantes presenças, daremos voz aos investigadores, como é o caso de dois Professores universitários espanhóis, Manuel Fandos-Igado, especialista em Pastoral e Santiago Tejedor, especialista em Jornalismo de viagens», refere o Diretor da PTP e acrescenta: «E teremos dois relatores de peso, para que possamos, no final, ter um documento que possa servir para trabalho futuro. Falo do Professor Carlos Costa (Especialista em Turismo – Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, da Universidade de Aveiro) e do Doutor Varico Pereira (da Pastoral do Turismo de Braga, com vasta experiência nesta temática)».

Projetos inovadores, também serão dados a conhecer. É o caso projeto “Idosos Saudáveis e Ativos (ISA) Património”, da Câmara Municipal de Torres Vedras, finalistas do Prémio de Boas Práticas de Participação, da Rede de Autarquias Participativas, que será apresentado por Ana Umbelino, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras. Os participantes poderão, ainda, conhecer uma outra iniciativa, a “Luiza Andaluz Centro de Conhecimento”, dinamizada pelas Servas de N. Sra. de Fátima, que será apresentado pela Irmã Mafalda Leitão.

De Espanha e do Brasil virão os dois Diretores das Conferências Episcopais, Pe. Gustavo Riveiro e Pe. Manoel Filho, para partilharem a sua visão do que poderá ser feito nesta área, no sentido de estabelecer uma ponte entre o trabalho da pastoral e uma ecologia global, como propõe o Papa Francisco, na sua Enciclica Laudato si.

«A nossa preocupação central é, precisamente, que olhemos para este tema, para as questões relacionadas com o turismo religioso, sem preconceitos e sem um enclausuramento em torno de limites já sem grande sentido. Importa abordar, com clareza, as questões da sustentabilidade, do diálogo intercultural, da comunicação, do envolvimento da comunidade religiosa e não só, como caminho para mostrar uma identidade que é a identidade dos cristãos católicos», reforça o Padre Miguel Lopes Neto. «Convido-vos a participar, pois estou certo que temos muito a ganhar se conseguirmos entender esta área de atuação da Igreja como uma missão de todos, de cada paróquia, de cada Diocese, mais, ainda, num ano em que se realiza a Jornada Mundial da Juventude, que, aliás, será outro tema a abordar», conclui.

Estas Jornadas têm um site (http://www.jornadaspastoraldoturismo2023.pt/), no qual os interessados em participar encontrarão todas as informações e poderão fazer a sua inscrição (em três modalidades de participação: presencial, um dia, ou online).

O evento conta, até ao momento, com o apoio da Pastoral Diocesana do Turismo de Coimbra, do Seminário Maior de Coimbra e do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC)/Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Tem como media partner a Ecclesia.

Pastoral Turismo

Jornadas-Nacionais-Turismo