Alta Mora – Castro Marim | “Festival das Amendoeiras em Flor”

0
1963
Festival-Amendoeiras-Flor

O programa já está fechado e disponível no idioma dos seus participantes mais assíduos: portugueses, espanhóis, ingleses e holandeses. Percursos pedestres, gastronomia, artesãos, música e teatro são os ingredientes fundamentais para celebrar a serra e as tradições algarvias.

De 03 a 05 de fevereiro, das 11h às 18h, a localidade de Alta Mora volta a celebrar as tradições do interior. Os tons branco e rosa das afamadas amendoeiras em flor voltam a pintar o barrocal e serra algarvia. A segunda edição do Festival das Amendoeiras em Flor acontece com um programa mais diversificado e um recinto maior.

A sessão inaugural acontece dia 03 de fevereiro e conta com várias entidades institucionais convidadas, a participação das escolas, a tradicional animação de rua e a inauguração da exposição fotográfica «Passeio Fotográfico da Esperança – Incêndio 2021» da Associação ¼ Escuro. Ainda a realização de workshops temáticos: Pão, Cestaria e Plantação de Amendoeiras, os quais requerem inscrição gratuita, mas obrigatória em: INSCRIÇÕES WORKSHOPS.

Mais pedestrianismo. São quatro passeios pedestres durante todo o evento. Três de pequena rota (entre 5 e 11 km) que acontecem todos os dias pelas 09h. No último dia do evento, 5 de fevereiro, o passeio adicional, «a Grande Rota das Amendoeiras em Flor», um percurso para os mais audazes a disputar 25km de trilho. As inscrições, calendário, horários, montantes e demais informações estão disponíveis em FORMULÁRIO PERCURSOS PEDESTRES.

Novos e inovadores espetáculos em dois palcos distintos. Na música o tributo ao acordeão com «António Manuel e Ernesto Batista» e «Silvino Campos»; a música popular com «Raiz Lusa», o Grupo Etnográfico «Amendoeiras em Flor» e o «Rancho Folclórico do Azinhal». Diretamente de Inglaterra, sons e danças da Cornualha com «Davey&Dyer», a viola campaniça com «O Gajo» e o fado beirão com os inovadores «Bicho Carpinteiro». Nas artes performativas a exaltação do folclore português com Sofia Pimentão; o «Bando dos Quatro», a recriação da famosa «lenda das amendoeiras em flor» pela Associação Satori e o espetáculo «Vamos Salvar o Dragão» do CCD de Castro Marim. Na dança infantil, e a representar o território, as «Arutla» do Clube Recreativo Alturense.

Regressa a torta de amêndoa gigante com 41 metros, com a presença do Chefe Márcio Baltazar e a colaboração da EHT de VRSA. Um mercado de rua mais amplo, tasquinhas, a «aldeia do artesão», com mais de trinta artesãos a recriar os ofícios do mundo rural. Por fim um espaço dedicado à agricultura e floresta.

A pensar nos mais pequenos, e em contínuo durante todo o festival animação infantil, pinturas faciais, jogos tradicionais, animais da quinta e estátuas vivas.  A entrada é gratuita para crianças até aos 11 anos e de € 3,00 para adultos.

Recorde que o Festival é uma organização da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) com a parceria e apoio do Município de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite. Referir que a organização é composta por mais de 100 voluntários, com destaque para os idosos residentes na localidade, que durante este mês vivem intensamente e de forma orgulhosa a montagem do evento. A iniciativa surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres «Amendoeiras em Flor» desde 2005. Em 2020 surge a 1ª edição do Festival, com o apoio do Programa 365 Algarve.

O Festival das Amendoeiras é uma iniciativa estratégica e promocional das tradições e identidade do território, com o objetivo de combate à desertificação da serra algarvia. A segunda edição pretende afirmar-se como um dos grandes eventos culturais que marca o roteiro turístico da região em plena época baixa e que privilegia um dos produtos mais emblemáticos do território, a amêndoa.

Mais informações: https://www.facebook.com/festivalamendoeiras

ARCDAA

Festival-Amendoeiras-Flor-2
Festival-Amendoeiras-Flor-1