Faro | Festival F 2023 deve Incluir Artistas Locais e Regionais – recinto ‘Muralhas’

0
1715
Muralhas-Faro

Petição Pública On Line (site oficial):
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Festiva-F-2023

O Festival F, que coloca Faro e o Algarve no mapa do país (e além dele, mercê dos prémios que tem ganho) deve na edição de 2023 incluir um projecto de alavancamento dos Artistas e Bandas Locais e Regionais. Bandas e Artistas de todo o tipo, incluindo das Artes Performativas, que existem de lés a lés no Algarve. De Barlavento a Sotavento. De Alcoutim a Aljezur.

O Recinto ‘Muralhas’ (que representaria cerca de 1/6 – + 5,500 m2 – da totalidade do recinto do Festival F 2023) tem intenção de sensibilizar a Câmara Municipal, e Produção do Festival F 2023 para que, nas Muralhas de Faro – no recinto e palcos ‘Muralhas’ – seja implementada e alavancada a actuação de artistas e de Bandas Locais e Regionais, como forma de exposição destes artistas e Bandas ao público em geral. Realça-se a possibilidade da sua divulgação pelos meios de comunicação que venham a dar cobertura ao Evento.

> A Presidência da Câmara do município acolhedor deste Festival é sensível a esta ideia, de resto já antes equacionada pela Edilidade e seus parceiros (ainda que, até agora, sem sintonia a 100%).

A razão primeira da desejada vontade de a Câmara Municipal, na quota parte que lhe caiba, e em em especial à função da sua Presidência, no âmbito de políticas culturais e artísticas, é que possa chamar a si, em tempo útil, o apadrinhamento desta ideia / iniciativa de, o local da Casa do Arco do Repouso (vulgo Muralhas de Faro – ‘Recinto Muralhas’ / Palco Muralhas) poder ser aos olhos do Algarve e do País, a face visível e (parcialmente) identitária de um Projecto de afirmação do Algarve ao estilo de Capital na alavancagem de artista Locais e do Algarve.

> É motivação da declaração-petição https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Festiva-F-2023 o interesse na promoção e alavancagem de Bandas e Artistas Locais e Regionais (nas áreas da Música, Cultura e Entretenimento) sob a égide do Festival F, edição 2023.

O Algarve é um local por excelência emblemático a ‘fornecer’ ao País ‘campeões’ em áreas das artes, da cultura, do entretenimento e do desporto.

Faro pode, designadamente através do recinto ‘Muralhas’, proporcionar a visibilidade na promoção de artistas oriundos de todo o Algarve, de Faro a Sotavento, de Faro a Barlavento. De Alzejur a Alcoutim.

Os Brasões de cada um dos Municípios do Algarve e o próprio Brasão do Algarve, constariam de Pendões que seriam colocados visivelmente nas duas Torres Albarrãs do Arco do Repouso, como forma de apoio aos – todos – os municípios que no seus programas culturais e artísticos apoiam e acalentam e alavancam os artistas oriundos dos seus municípios (e das suas escolas e associações de artes).

> A evidenciação identitária entre as ‘Muralhas de Faro’ (já conhecida como ‘o Palco Muralhas’ e a promoção de artistas locais e regionais, de todo o Algarve é relevante ao seu sucesso, e a dever ser evidenciada na apresentação do Festival F 2023 à Comunicaçao Social.

O recinto ‘Muralhas’ representaria um acréscimo de 1/6 (+5,500 m2) ao recinto do Festival F 2023.

> Na expectativa de um conjunto expressivo e representativo de cidadãos do Algarve de ponta a ponta, artistas, promotores e patronos das artes, da cultura e do entretenimento e espectáculo, locais e regionais, juntarem-se esta Manifestação de Disponibilidade e de Interesse, para que no Recinto ‘Muralhas’ (a ser incluído no Festival F 2023) apenas artistas Locais e Regionais nele actuem (no Recinto ‘Muralhas’), como de resto é intenção do gestor e promotor do Local.

Neste sentido, foi apelado (e mobilizados) a vários dos actores das artes a co-subscrever esta Declaração Pública de Manifestação de Interesse, para que o recinto ‘Muralhas’ – na Vila Adentro da Cidade Velha de Faro –, no âmbito e integrado no Festival F 2023, venha a ser dedicado a estes artistas – Locais e Regionais do Algarve – a critério conjunto entre os vários intervenientes na Produção do Festival F e de representantes das várias associações de artista do Algarve.

As associações de Artistas que foram chamadas a manifestarem-se e a apoiarem esta iniciativa são, das que constam com inscritas na Direcção Regional de Cultura do Algarve – http://www.cultalg.pt/pt/agentes-culturais, as que têm identificadas como seus propósitos a música, as artes performativas, a fotografia e algumas de teatro).

Eventos no Arco

Muralhas-Faro