A Comissão e Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Loulé assinala duas décadas de existência e para celebrar esta data irá realizar, no dia 16 de janeiro, o Seminário “20 anos a promover, prevenir, proteger”, no Cineteatro Louletano.
Neste momento de encontro e troca de ideias entre os agentes que fazem a história deste organismo, estão previstas algumas intervenções pertinentes sobre a área da atuação da CPCJ de Loulé.
A sessão arranca pelas 10h00, com as boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, da presidente da CNPDPCJ – Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse, e da presidente da CPCJ de Loulé, Helena Silva Gomes, que fará uma apresentação sobre o percurso da instituição.
Durante o seminário serão abordadas diversas temáticas por especialistas nacionais, tais como “A influência dos ecrãs no desenvolvimento da criança”, por Augusto Carreira, “O adolescente e o/a médico/a de família”, por Eduarda Luzia e a “Avaliação e intervenção em famílias multidesafiantes”, por Joana Batista.
Criada ao abrigo da portaria 404/2003 de 19 de maio, com efeitos a partir 1 de julho de 2002, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé é uma “instituição oficial, não judiciária, com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e dos jovens e prevenir, ou pôr termo, a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação e desenvolvimento integral”. Ao longo dos anos tem acompanhado centenas de processos de promoção e proteção em todo o concelho, constituindo-se como um elemento central na promoção do bem-estar das crianças e jovens.
Os interessados poderão inscrever-se através dos números 289 400 776 ou 967 575 884.
CM Loulé