Lagoa | Concelho comemora 250 anos

0
1155
Lagoa-250anos

Lagoa comemora, na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, 250 anos da criação do concelho, depois de a 16 de janeiro de 1773, por meio de carta régia, D. José ter redefinido as divisões administrativas da região do Algarve e ter feito nascer o concelho de Lagoa.

O concelho de Lagoa estará em festa, já a partir da próxima segunda-feira, para comemorar a criação de Lagoa enquanto concelho, que durante o século XVIII foi desagregado do concelho de Silves, tendo como presidente da Comissão de Honra das Comemorações o ilustre Lagoense Vasco Joaquim Rocha Vieira, General do Exército Português e último Governador de Macau sob a administração portuguesa.

As comemorações oficiais iniciam-se no dia de hoje, com a inauguração do Pátio das Gerações, e durarão até ao dia 16 de janeiro de 2024. Para a próxima segunda-feira, dia em que se comemora os 250 anos da criação do concelho, estão programadas várias iniciativas, desde o hastear da bandeira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, o lançamento do novo portal do município, uma arruada pelo concelho, bem como a Cerimónia de Abertura das Comemorações dos 250 anos da Criação do Concelho de Lagoa 1773-2023, que terá lugar, pelas 17h30, no Auditório Carlos do Carmo. 

O Município de Lagoa preparou um vasto programa dedicado aos 250 anos da criação do concelho onde irá realizar, ao longo de todo o ano, iniciativas que irão perdurar na memória dos Lagoenses e marcarão a história.

O programa comemorativo integra ciclos de conferências e ações de formação, capacitação das equipas técnicas da autarquia e das empresas locais, mas também dos agentes desportivos e educativos, trazendo a Lagoa investigadores, decisores e pensadores. Ciclos de reflexão e partilha de conhecimento e saber, que serão pensados numa articulação entre a memória e a construção do território e os novos desafios que hoje se levantam aos municípios e ao mundo. A arte pública

marcará também este momento celebrativo nas várias freguesias do concelho, assinalando a identidade e a memória dos lugares. Será ainda desenvolvido um conjunto de eventos, onde o trabalho com a comunidade possa continuar a fortalecer a identidade de Lagoa e dos Lagoenses, num diálogo permanente do Município com os agentes sociais e culturais do concelho, de forma a que estes também construam programações comemorativas, conscientes de que todos contribuem para o desenvolvimento do concelho.

O município convida todos os Lagoenses a participarem nas comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa e pretende que as comemorações sejam uma oportunidade para festejar a identidade, a memória e o “Orgulho em ser Lagoa”.  

“Parabéns Lagoa! Não posso deixar de manifestar o orgulho em viver neste fantástico território, que segunda-feira comemora 250 anos de existência. Também não posso deixar de agradecer a todos os homens e mulheres que servem ou já serviram o concelho, que fazem parte da sua história e que contribuíram para a sua afirmação no mundo. Convido todos os Lagoenses a participarem nas comemorações e a sentirem o “Orgulho em Ser Lagoa”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa. 

Programa de dia 16 de janeiro:

08h45 – Hastear de Bandeira

09h00 – 17h30 – Arruada pelas ruas do concelho

10h00 – Apresentação do Novo Portal do Município

17h30 – Cerimónia de Abertura das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho de Lagoa 1773-2023

Mun Lagoa(Algarve)

Lagoa-250anos-Prog