Lagoa | Concelho Comemora 250 anos da sua Criação

0
848
Lagoa-250-anos-1

O concelho de Lagoa acordou hoje em festa, com o seu território decorado a rigor e preparado para comemorar os 250 anos de existência.

O concelho de Lagoa iniciou o dia de hoje, dia em que comemora 250 anos da sua criação, com o hastear da bandeira junto ao edifício da Câmara Municipal de Lagoa, numa cerimónia pública, mas mais intimista, que contou com a presença dos trabalhadores do município, do executivo municipal, do Presidente da Assembleia Municipal, dos membros da Assembleia Municipal, do Presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, o Presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo e dos representantes da União das Freguesias de Estômbar e Parchal e da Junta de Freguesia de Porches, das entidades oficiais e das comitivas das cidades com quem Lagoa tem protocolo de geminação.

Hasteadas as bandeiras de Portugal e do Município, ao som do Hino nacional, foi a vez de subir a bandeira dos 250 anos da criação do concelho, ao som do hino da alegria e hasteada pelo funcionário mais antigo, em funções, do município de Lagoa. Depois da cerimónia protocolar, foi dado início à pintura de um mural, na lateral do edifício da Câmara Municipal, alusivo às comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa. Posteriormente, foi apresentado e colocado online o novo portal do município.

Durante todo o dia realizou-se uma arruada pelo concelho, com a banda “Tocá Rufar”, acompanhada por um porta estandarte levado por cidadãos em representação das associações do concelho e da sociedade civil. A arruada teve início pelas 09h15 junto ao edifício principal da Câmara Municipal, saindo para as ruas de Lagoa, tendo passado por Porches, Praia do Carvoeiro, Estômbar, Mexilhoeira da Carregação, Parchal e Ferragudo.

A Arruada terminará junto ao Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa, local onde decorrerá, a partir das 17h30, a Cerimónia de Abertura das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho de Lagoa 1773-2023.

Lagoa estará em festa durante um ano e preparou um vasto programa dedicado aos 250 anos da criação do concelho onde irá realizar várias iniciativas que irão perdurar na memória dos Lagoenses e marcarão a história.

O município convida todos os Lagoenses a participarem nas comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa e pretende que as comemorações sejam uma oportunidade para festejar a identidade, a memória e o “Orgulho em ser Lagoa”.  

Mun Lagoa(Algarve)