‘Edmundo Inácio’ é um dos Autores e Intérpretes do Festival da Canção 2023

0
613
Edmundo-Inácio-A-Festa

RTP anunciou esta quinta-feira as canções e respetivos intérpretes do Festival da Canção 2023, cuja primeira semi-final acontece a 25 de fevereiro, a segunda a 4 de março e a grande final a 11 de março. Ao todo estarão 20 autores a concurso e Edmundo Inácio é um dos compositores e intérpretes do FC2023. O cantor, compositor e performer participa no certame com o seu single de estreia ‘A Festa’, tema com música da sua autoria, letra co-escrita com Brisa e produção feita em parceria pelo artista com o reputado produtor LEFT.

“Quando recebi a chamada do Nuno Galopim a parabenizar-me pela seleção no Festival da Canção, fiquei extremamente empolgado. Este será um dos grandes passos para o início de uma carreira de músicas da minha autoria. Depois de uma passagem enriquecedora pelo The Voice Portugal, queria manifestar-me para além da interpretação mas também como autor do meu próprio repertório. Tenho mensagens que acho relevantes comunicar e nada melhor que cantá-las”, afirma Edmundo Inácio. “‘A Festa’ relata o embate diário de uma nova geração que pretende entrar numa indústria profissional e conquistar o seu espaço no mercado. O que nos prende é o Amor pela profissão que abraçamos. O Amor será sempre mais forte que a vontade de abandonar “este lugar”. Estou muito entusiasmado para pisar o Palco da RTP, trago um Edmundo novo, acompanhado de músicos e um ambiente semelhante ao que apresentarei nos Palcos, após o Festival. Nesta música tenho um Alaúde como foco e figurinos à medida, mas o meu concerto completo terá mais instrumentos e mais momentos apaixonantes. A Pop Alternativa, o Rock, a música Erudita e as Bandas-Sonoras, também entram neste processo de criação d‘A Festa’ e do álbum que a canção antecederá” , disse ainda o multi-instrumentista.

Gravada nos Great Dane Studios, além dos autores Edmundo Inácio, Brisa e o produtor LEFT.‘A Festa’ conta com guitarras de José Carmo e Edmundo. O cantor assumiu também as teclas e, em parceria com o produtor, as percussões e o baixo. Com mistura de Sassá Nascimento e masterização de Michael “Mic” Ferreira‘A Festa’ estará no palco do Festival da Canção 2023 na segunda semi-final, dia 4 de março. O lyric vídeo da música já está disponível no YouTube

Naquela que será a 57.ª edição do Festival 15 autores foram convidados e 5 foram escolhidos através da livre submissão de canções, como é o caso de Edmundo Inácio. O artista junta-se a um lote de luxo, composto por nomes como Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Ivandro, Jacinta, Teresinha Landeiro, April Ivy e André Henriques, membro da banda Linda Martini, entre outros.

Sobre Edmundo Inácio

Natural de Portimão, Edmundo Inácio investiu muito tempo nos estudos. Fez formação musical e estudou guitarra dedilhada no conservatório e formou-se em Cinema na Coventry University, em Inglaterra.  

Multi-instrumentista e produtor autodidata, demorou 15 anos a encontrar a sua identidade musical. Participou, em 2021-22, no The Voice Portugal, chegando à gala final e tornando-se um dos concorrentes com uma das passagens mais marcantes pelo programa, sobretudo pela forma original como  re-interpretou temas populares e tradicionalmente portugueses e os recriou, dando-lhes uma nova vida, entre eles o icónico ‘Comunhão de Bens’, de Ágata. Os vídeos das suas atuações no programa somam mais de quatro milhões de visualizações no YouTube.  

Inspirado pela música portuguesa, espanhola e médio-oriental, Edmundo Inácio assume o compromisso de respeitar e modernizar as suas raízes tradicionais, das quais faz parte o fado, e que irá fundir com sonoridades contemporâneas de rock, pop alternativo e música eletrónica.

Contos da Praça

Edmundo-Inácio