IPDJ Faro | Procura de Voluntários para Programa “Naveg@s em Segurança?”

0
329
IPDJ-Navegas-Segurança

O programa de voluntariado «Navega(s) em Segurança?» destina-se aos jovens, entre 18 e 30 anos, com conhecimentos sobre o uso de novas tecnologias da informação ligadas à internet.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da utilização responsável e segura da Internet, através da realização de sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral.

Destinatários/as

  • Conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal;

Desenvolvimento das ações:

Tipologias de apresentação:

  • Sessões informativas e/ou
  • Ações de sensibilização.

A sessão informativa terá cerca de 60 minutos de duração e será constituída por:

  • Exposição sumária, suportada por uma apresentação multimédia, sobre temáticas como: fake newsciberbullying, internet das coisas, discurso de ódio, dependência online, proteção de dados, redes sociais e outras;
  • Esclarecimento de dúvidas e realização de um pequeno questionário de avaliação com entrega de brinde e Certificado de Participação.

As sessões informativas podem ter como público-alvo grupos de crianças e jovens, dos 6 aos 25 anos (prioritários), e/ou pessoas com mais de 60 anos.

Formação de voluntários/as

A formação específica dos voluntários é assegurada através da autoformação feita a partir de recursos pedagógicos disponíveis online e também presencial, ou via Micosoft Teams.

Direitos dos/as voluntários/as

Os jovens voluntários têm direito a receber um ressarcimento de €12/dia, sempre que realizem sessões.

Os voluntários têm direito a seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, e ao certificado de participação.

Candidaturas/inscrições

Antes de te inscreveres, tens de te registar na plataforma de registo único do IPDJ, em  https://bdu.ipdj.gov.pt/. Neste mesmo link,  também disponibilizamos tutoriais de apoio ao registo.

As inscrições nas ações de voluntariado são feitas no link seguinte:

https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/navegas-em-seguranca/acoes/349instituto-portugues-do-desporto-e-juventude-i-p-navegas-em-seguranca-algarve

As sessões podem realizar-se noutros locais do distrito, como escolas e autarquias. As deslocações dos grupos de voluntários para as instalações são acompanhadas por um técnico do IPDJ e devem ser feitas por meios próprios ou por transportes públicos. O valor das deslocações está contemplado no ressarcimento das despesas, transferido pelo IPDJ.

Para qualquer esclarecimento ou dúvida, estamos ao inteiro dispor, através do e-mail [email protected] ou do telefone 289891820, Técnica Maria João Fonseca.

IPDJ Faro

Navegas-Segurança-IPDJ