Novos Mercedes-Benz CLA e CLA Shooting Brake

0
669
Mercedes-Benz-CLA
  • Novo design frontal e traseiro
  • Faróis LED High Performance, bancos de conforto em ARTICO/tecido, volante em pele e ecrã multimédia de 10.25 polegadas de série
  • MBUX de nova geração e experiência de som imersiva opcional com Dolby Atmos
  • Pack Driver Assistance atualizado e cadeias cinemáticas eletrificadas

Com várias inovações e a atualização do equipamento de série, a Mercedes-Benz reforça a posição dos modelos CLA Coupé e CLA Shooting Brake como criadores de tendências no segmento de modelos compactos. O para-choques dianteiro remodelado, a grelha do radiador redesenhada com padrão de estrelas e o novo difusor traseiro reforçam o carácter desportivo. A acrescentar a isto está o design modernizado dos faróis LED High Performance, que são um equipamento de série pela primeira vez, e dos farolins traseiros LED. As novas cores de pintura hyper blue (exclusiva nos modelos CLA) e spectral blue, bem como os três modelos de jantes adicionais de tamanhos até 19 polegadas, alargam o leque de escolha para uma maior personalização. De série, os novos modelos CLA Coupé e CLA Shooting estão equipados com jantes de liga leve de cinco raios com 17 polegadas, na cor prateado vanadium, ou com jantes de liga leve de cinco raios duplos na cor preto brilhante.

Interior exclusivo com visual de alta tecnologia, cores vivas e novos revestimentos

O destaque do interior vai para o ecrã duplo independente, que inclui de série um ecrã de 7 polegadas e um ecrã de 10.25 polegadas. Os dois ecrãs de 10.25 polegadas que conferem uma aparência de ecrã largo estão disponíveis como opção e oferecem uma experiência de alta tecnologia e criam uma arquitetura espacial extremamente aberta. O volante da atual geração está revestido em pele napa de série. Em alternativa, o volante desportivo multifunções está disponível em pele ARTICO pela primeira vez. Os novos elementos de revestimento com visual em carbono escuro, em madeira de lima porosa em castanho ou a microfibra MICROCUT (apenas AMG Line) em castanho, acrescentam ainda mais qualidade ao interior.

Os bancos conforto também fazem parte do novo equipamento de elevada qualidade nos modelos CLA Coupé e CLA Shooting Brake, que de série têm a combinação de pele sintética ARTICO com tecido tridimensional em preto. Opcionalmente estão também disponíveis em cinza sálvia, uma cor da moda. A linha de equipamento Progressive oferece três cores para o interior: preto, bege macchiato e cinza sálvia. Na linha de equipamento AMG Line, o revestimento de série dos bancos em pele ARTICO/microfibra MICROCUT está agora também disponível em castanho bahia. No total, encontram-se disponíveis cinco cores de revestimento na linha de equipamento AMG Line: preto, castanho bahia, cinza sálvia, pérola cinza titan/preto e, pela primeira vez, pimenta vermelho peper/preto.

O revestimento em tecido dos bancos de conforto é fabricado totalmente em materiais reciclados. No revestimento dos bancos em ARTICO/MICROCUT, esta proporção é de 65 % no encosto do banco e de 85 % na almofada do banco. A utilização de materiais reciclados é uma medida importante para alcançar a neutralidade carbónica. Logo no final desta década, a Mercedes-Benz pretende reduzir pelo menos a metade as emissões de CO2 de todo o ciclo de vida de cada veículo ligeiro de passageiros do portfólio de novos modelos, comparativamente a 2020. A partir de 2039, a Mercedes-Benz pretende que o portfólio de veículos ligeiros de passageiros e de comerciais ligeiros seja neutro em emissões de carbono com compensações em toda a cadeia de valor do automóvel.

Equipamento aperfeiçoado e lógica de oferta simplificada

A Mercedes-Benz aperfeiçoou significativamente o equipamento de série e adaptou ainda mais a lógica da oferta precisamente de acordo com as pretensões específicas dos clientes. Por exemplo, o equipamento de série dos dois novos modelos CLA já inclui o Assistente de Máximos, uma câmara de marcha-atrás e o pack USB, além do volante em pele e os faróis LED. A partir dos veículos equipados com a linha de equipamento Progressive, os clientes também recebem o Pack Parking e o Pack Espelhos, bem como a porta do compartimento de bagagens EASY-PACK para o CLA Shooting Brake.

Outros equipamentos funcionais estão agrupados em packs com base no comportamento do cliente. Em termos de aplicações de design como as cores, os revestimentos e os volantes, os clientes podem configurar os veículos da forma mais personalizada possível.

MBUX de última geração e sistema de som BurmesterÒ com Dolby Atmos

Os modelos CLA Coupé e CLA Shooting Brake integram a última geração do MBUX – com estilos de exibição recém-criados: o estilo “Classic” apresenta toda a informação importante ao condutor, o estilo “Sporty” impressiona com o conta-rotações dinâmico, enquanto o estilo “Discreet” apresenta apenas a informação essencial. Em conjunto com os três modos (Navigation, Assistance, Service) e sete mundos de cores, o painel de instrumentos e o ecrã central podem ser personalizados de acordo com as preferências do condutor e com a situação. O ecrã central oferece todas as funções anteriores como navegação, multimédia, telefone, veículo etc., e pode ser operado comodamente como um ecrã tátil.

O sistema de telemática remodelado impressiona com um novo design e desempenho aperfeiçoado. Uma nova característica é a conectividade sem fios com smartphones através do Apple CarPlay ou do Android Auto. Para uma conectividade superior, o CLA Coupé e o CLA Shooting Brake estão equipados com uma porta USB-C adicional e uma maior capacidade de carregamento por USB. Todas as portas USB são agora iluminadas.

Com a ativação dos serviços online na app Mercedes me[1], o assistente de voz Olá Mercedes tem agora uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem. Certas ações também podem ser iniciadas sem pronunciar ”Olá Mercedes”. O assistente de voz do MBUX também pode explicar as funções do veículo. Inicialmente disponível na Alemanha, o novo áudio-guia de itinerário “Tourguide”, uma parte integrante do Assistente de Voz do MBUX dos serviços Mercedes me, vai acrescentando informação interessante sobre os locais ao longo da viagem. Quando o comando de voz “Olá Mercedes, inicia a orientação do itinerário” é pronunciado, o sistema de informação e de entretenimento do MBUX lê os factos interessantes sobre locais de interesse ao longo do percurso. O sistema responde a aproximadamente 3,400 sinais de informação ao longo das vias rápidas e autoestradas da Alemanha.

Em conjunto com o MBUX da última geração, o sistema de som surround BurmesterÒ opcional integra agora uma experiência de som imersiva Dolby Atmos. Acrescenta mais espaço, nitidez e profundidade à música. A tecnologia Dolby Atmos permite colocar elementos ou objetos de áudio discretos num espaço sonoro tridimensional, e adaptar a qualquer ambiente de reprodução.

Os novos modelos CLA também foram melhorados em termos de sistemas de assistência de segurança. Com o Pack de Assistência à condução aperfeiçoado, por exemplo, o Assistente de Faixa de Rodagem é controlado muito mais confortavelmente pelo controlo ativo da direção. A próxima geração doPack Parking fornece assistência em estacionamento longitudinal e oferece uma vista de 360 graus durante o estacionamento assistido por câmara, utilizando imagens a três dimensões.

Cadeias cinemáticas eletrificadas e potentes

A gama de motores a gasolina foi totalmente eletrificada e inclui unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de 7 ou 8 velocidades de série. Na qualidade de híbridos parciais, os motores estão equipados com um sistema elétrico de bordo adicional de 48 V que suporta a agilidade no arranque com mais 10 kW de potência. O novo motor de arranque/alternador acionado por correia melhora notoriamente o conforto e a experiência de condução. Por exemplo, permite um arranque do motor com baixa vibração e baixo ruído, bem como a circulação com o motor de combustão desligado. Durante as manobras de travagem e de aceleração, o motor de arranque/alternador recupera energia e desta forma alimenta o sistema elétrico de bordo de 12 V e a bateria de 48 V. Este pode apoiar o motor de combustão durante a aceleração. O novo ECO Score 3.0 motiva os condutores a adotar um estilo de condução económica através da avaliação diferenciada das várias situações de condução.

Mais potência para os híbridos plug-in

Outros grande passo é dados pelos novos modelos CLA Coupé e CLA Shooting Brake com cadeia cinemática híbrida plug-in (Mercedes-Benz CLA 250 e Coupé: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP, provisório): 1.1‑0.8 l/100 km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP, provisório): 16.9-14.9 kWh/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP, provisório): 24-18 g/km; Mercedes‑Benz CLA 250 e Shooting Brake: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP, provisório): 1.1‑0.8 l/100 km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP, provisório): 17.2-15.1 kWh/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP provisório): 26-19 g/km)[2]. A bateria de alta tensão aperfeiçoada fornece uma maior capacidade de armazenamento energia útil, resultando numa maior autonomia elétrica. A potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW e agora atinge os 80 kW. Para carregar a bateria continuam disponíveis três opções: além da potência de 3.7 kW de série, a bateria aperfeiçoada pode agora também ser carregada com corrente alternada com uma potência de até 11 kW, ao invés de 7.4 kW do modelo antecessor. Os novos modelos CLA também continuam a disponibilizar a opção de carregar a bateria com corrente contínua e com uma potência de até 22 kW. Um carregamento com corrente contínua desde o estado de carga de 10 até 80 % demora cerca de 25 minutos[3], proporcionando uma experiência de carregamento versátil para a utilização no dia a dia.

[1] Para utilizar os serviços Mercedes me connect, deve criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços Mercedes me connect. Os serviços apresentados e a disponibilidade e as funcionalidades dos mesmos dependem em particular do modelo do veículo, do ano de fabrico, do equipamento opcional e do país.

[2] Os dados do consumo de combustível, emissões de CO2, consumo de energia elétrica e autonomia são provisórios e foram determinados internamente de acordo com o método de certificação utilizado no procedimento WLTP. Até à data não estão disponíveis valores confirmados por uma organização de testes oficial, nem uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais. É possível que existam diferenças entre os valores declarados e os valores oficiais.

[3] Tensão de alimentação de 400 V, corrente mínima de 300 A.

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz-CLA-1