SB de Alportel | Município entrega Louvor a Trampolinista André Afonso Dias

0
350
André-Afonso-Dias-Trampolins

O executivo municipal são-brasense entregou esta terça-feira, 17 de janeiro, um voto de louvor ao jovem André Afonso Dias que no culminar da sua dedicação à modalidade de trampolins, representou a seleção Portuguesa no 36.º Campeonato do Mundo de Trampolins, onde alcançou o segundo lugar por equipas e o sétimo lugar individual na modalidade de duplo minitrampolim.

Aos 19 anos, este jovem atleta são-brasense frequenta o primeiro ano do curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa.

Iniciou-se na ginástica de trampolins aos oito anos no Ginástica Clube de Loulé. Passou pelo Gimnofaro Ginásio Clube e pelo Clube Educativo e Desportivo de Faro.

Atualmente, é ginasta da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APGL), na especialidade de Duplo Minitrampolim (DMT).

Jovem do seu tempo, focado, objetivo e ambicioso tem como passatempo um desporto que exige coragem e determinação: o surf.

O seu percurso mostra as suas qualidades de campeão nacional, destacando-se como participações e resultados mais relevantes, os seguintes:

– Campeão Nacional de Iniciados em 2014 de Minitrampolim.

– Campeão Nacional Juvenis de 1ª Divisão em 2016 de Trampolim Sincronizado.

– Campeão Nacional de Juniores em 2018 de Trampolim Sincronizado.

– Campeão Nacional Sénior de 1ª Divisão em 2021 de Duplo Minitrampolim.

– 4º lugar na Taça do Mundo de Coimbra 2022, representando a Seleção Nacional, em Duplo Minitrampolim.

– 1º Lugar na Loulé Cup 2022 em Duplo Minitrampolim.

Ao nível internacional, paralelamente, participou entre 2014 e 2019 em cinco campeonatos mundiais, com as modalidades de Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado e Duplo Minitrampolim, desde os Estados Unidos da América ao Japão, e mesmo à Rússia, onde se classificou em 5º. Lugar em Trampolim Sincronizado, em 2018.

A mais recente conquista foi no 36º Campeonato do Mundo de Trampolins 2022, que decorreu em Sófia, na Bulgária, em representação da Seleção Nacional,  alcançou o 2º Lugar por equipas e o 7º lugar individual, ambos no Duplo Minitrampolim.

Este conjunto de conquistas do jovem atleta André Afonso Dias ao serviço do desporto e de uma vida saudável é motivo de orgulho para São Brás de Alportel e a carreira que está a construir é exemplo da determinação e coragem das jovens gerações e de um inegável amor ao desporto que merecem o reconhecimento do Município de São Brás de Alportel que aprovou, por unanimidade, este voto de louvor.

CM SBA

André-Afonso-Dias-Trampolins