IV Torneio FIDE das Torrinhas | Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb

0
574
Torneio-Torrinhas-2

IV Torneio FIDE das Torrinhas esgota Pizzeria Dajesus

A quarta edição do Torneio FIDE das Torrinhas experimentou pela primeira vez sair das instalações da Casa da Cultura de Loulé e lotou os trinta lugares da Dajesus Pizzeria Artigianale.

A prova, especialmente organizada para os xadrezistas dos escalões de formação, contou também com participantes dos escalões séniores e veteranos, tendo sido ganha por Simão Monteiro, do escalão menores de 20 anos.

Em jogo estava o saboroso prémio de uma pizza feita por Jesus Marcano, pizzaiolo que, há menos de um ano, venceu o prémio “Melhor Sabor” na competição Pizza Star, na Toscana, em Itália.

Já os menores de 14 anos receberam, como lembrança, um medalhão com a imagem das torres do Castelo de Loulé, monumento arquitetónico que inspirou o nome de guerra dos xadrezistas do Loulé ++ (que no meio são conhecidos como as “Torres de Loulé”, e o clube como a “Muralha”), e que passará a estar presente nos equipamentos do clube.

No que menos interessou, os pódios, por escalões etários, tiveram as seguintes composições:

Sub-08: 1.º Vasco Martins, 2.º Gabriel Brás, 3.º Carolina Pinho

Sub-10: 1.º Duarte Mascarenhas, 2.º Yani Talibi, 3.º David Trindade e Rafael Brás

Sub-12: 1.º Afonso Oliveira, 2.º Martim Viegas, 3.º Rio Shahrokni e Martim Trindade

Sub-14: 1.º Titus Bittner, 2.º Gabriel Kickmaier, 3.º Bartolomeu Andrade e Gabriel Pedro

O final da prova foi celebrado em saudável convívio com uma refeição a rigor, tendo sido abrilhantado pela presença do Mestre Nacional Henrique Galvão (que capitaneou a seleção nacional absoluta nas Olimpíadas de Chennai no verão passado) e do Amigo Rafael Centeio, de Portimão, o único participante que não representava o clube organizador.

Loulé ++ com número recorde de xadrezistas federados

O Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb continua a atravessar um momento de grande fulgor.

Ainda a época 2022/23 não chegou a meio, mas o clube continua a quebrar semanalmente máximos históricos.

Na primeira época, em 2015/16, o Loulé ++ contou com 8 xadrezistas, dos quais 2 femininos e 4 com idade inferior a 20 anos. Entre 2016/17 e 2019/20, o número de praticantes federados rondou as três dezenas. Em 2021/22, terminou com 58 atletas, e agora, quando ainda não se chegou sequer a meio da época, conta com 74 jogadores federados, dos quais 27 dos escalões de formação e 13 do sexo feminino.

Estes números podem continuar a crescer, uma vez que este mês reiniciaram-se as atividades do Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas Eng. Duarte Pacheco, continuam as atividades do Clube de Xadrez da Escola Secundária de Loulé e a modalidade foi também objeto de uma apresentação na Escola Profissional de Alte.

Últimos resultados

Em janeiro jogaram-se três competições por equipas.

Na Taça de Portugal, Loulé deslocou-se a Faro e venceu a equipa da casa por 1-3, garantindo assim a passagem aos dezasseis avos de final da prova. Nesta eliminatória, que se jogará no início de fevereiro, Loulé irá a Lisboa defrontar a forte equipa do Grupo de Xadrez Alekhine cujos pontas de lança são os Mestres FIDE José Pereira dos Santos e António Pereira dos Santos.

Na II Divisão Nacional, Loulé recebeu e venceu o Grupo Desportivo das Cavadas (Associação de Xadrez de Setúbal).

Na III Divisão Nacional Loulé B perdeu com Faro A.

Nas competições individuais, o destaque internacional vai para participação dos nossos xadrezistas José Prata e Marcos Dias no Open Internacional Sub-2150 que se jogou no Hotel Bahia Serena, em Roquetas del Mar – Almeria (Andaluzia). O José Prata foi o melhor português na classificação final.

Localmente, jogou-se a primeira jornada dos Campeonatos Distritais de Jovens. Nos sub-08, no duelo entre as nossas pequenas Rainhas, a Margarida Oliveira venceu a Carolina Pinho, enquanto o Gabriel Brás perdeu com o Afonso Santos (AXAL) e o Vasco Martins  com o Daniel Mihali (Lagoa). Nos sub-10, o Illia Deynega venceu o Andrii Voronkov (Lagos), o Rafael Brás perdeu com o André Rodrigues (Messinense) e o Duarte Mascarenhas venceu o Dinis Custódio (Messinense). Nos sub-12, o Afonso Oliveira venceu o Miguel Modesto (AXAL) e o Rio Shahrokni ficou isento. Nos sub-14, o Titus Bittner venceu o Yury Yatsuk (Messinense) e o Carl Weltzien venceu o Rafael Rodrigues (Messinense).

Próximas provas

No próximo fim de semana, a Muralha desloca-se à Marinha Grande onde, no sábado, participará com três equipas no Campeonato Nacional por Equipas em ritmo Semi-Rápido. Trata-se de uma prova icónica do circuito nacional que conta com mais de 110 equipas inscritas, ou seja, com a participação efetiva de cerca de 450 xadrezistas – https://chess-results.com/tnr702965.aspx?lan=1

No domingo, as Torres jogarão, no mesmo local, o torneio comemorativo do centenário do Sport Operário Marinhense.

Sábado a oito, joga-se a segunda jornada da II Divisão (Loulé vs Barreirense) e da III Divisão Nacional (Loulé B vs Cavaquinhas A), e domingo a oito jogar-se-ão as segundas jornadas dos Campeonatos Distritais de Jovens.

O calendário de torneios, com estas e outras provas, pode ser consultado em https://www.torresdeloule.pt/#Torneios

Torres de Loulé – Club de Xadrez

IV Torneio FIDE | Loulé ++ Clube de Xadrez

Torneio-Torrinhas-1
Torneio-Torrinhas-3
Torneio-Torrinhas-4
Torneio-Torrinhas-6
Torneio-Torrinhas-5
Torneio-Torrinhas-Taça
Torneio-Torrinhas-Resultados
Torneio-Torrinhas-Resultado-3
Torneio-Torrinhas-2
Torres-Muralha
Torneio-Torrinhas-Tshirt
Loulé-Brazão
Torneio-Torrinhas-1 Torneio-Torrinhas-3 Torneio-Torrinhas-4 Torneio-Torrinhas-6 Torneio-Torrinhas-5 Torneio-Torrinhas-Taça Torneio-Torrinhas-Resultados Torneio-Torrinhas-Resultado-3 Torneio-Torrinhas-2 Torres-Muralha Torneio-Torrinhas-Tshirt Loulé-Brazão