Loulé | Cidade assinala 35 anos com Visita a Obras e Concerto da ‘Ala dos Namorados’

0
409
Dia-Cidade-Loulé

No próximo dia 1 de fevereiro, quarta-feira, Loulé celebra o 35º aniversário de elevação a cidade, com um programa de iniciativas onde se pretende dar a conhecer um pouco do trabalho municipal que está a ser realizado na sede do concelho.

Pelas 10h00, em frente aos Paços do Concelho, decorre o tradicional hastear da Bandeira e o presidente da câmara municipal, Vítor Aleixo, irá dirigir algumas palavras de balanço aos seus concidadãos.

Segue-se um périplo pelas principais obras em curso e que são consideradas estruturantes para o desenvolvimento da cidade: edifício de serviços de saúde, 2ª fase da Circular Norte, construção do coletor no Cadoiço, Escola JI+EB1 Hortas de St. António II e edifício do INEM.

À noite, as comemorações acontecem no Cineteatro Louletano, e encerram da melhor forma, com o concerto da Ala dos Namorados. O louletano Nuno Guerreiro, um dos grandes embaixadores da cidade, e os companheiros de banda (João Gil, Rúben Alves, Alexandre Frazão, Nelson Cascais e Luís Cunha) sobem ao palco pelas 21h00. Para lá dos grandes êxitos que fazem a história da Ala, como “Solta-se o Beijo”, “Loucos de Lisboa”, “Fim do Mundo” e “Há Dias em Que Mais Vale”, não vão faltar temas do novo álbum, desta feita com poemas de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Fernando Pessoa, Maria do Rosário Pedreira e João Gil. Os bilhetes podem ser adquiridos em Bol.pt ou no Cineteatro Louletano.

Em paralelo estão previstas algumas iniciativas, nomeadamente da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen onde estará patente a exposição da Casa da Primeira Infância “Os Direitos da Criança” e onde, durante toda a semana, estará em destaque o autor António Ramos Rosa. A secção de turismo da autarquia associa-se igualmente ao programa com a atividade “Vamos descobrir a cidade de Loulé”, dirigida a alunos da Escola Secundária de Loulé.

Recorda-se que a proposta de elevação de Loulé a cidade foi aprovada a 18 de dezembro de 1987, mas só a 1 de fevereiro de 1988 foi publicada em Diário da República.

Sede do maior concelho algarvio, Loulé é uma cidade em constante crescimento e desenvolvimento, pelo que é hoje uma das mais importantes da região, pela sua centralidade e equipamentos de segurança, proteção civil e saúde que servem todo o Algarve. A realização de grandes eventos de renome internacional na cidade de Loulé constitui um verdadeiro cartaz turístico que contribui fortemente para a economia da região.

CM Loulé

Loulé-Vista-Cidade