Projeto visa aproximar os pequenos e médios produtores dos consumidores.
A Auchan Retail Portugal continua empenhada em encontrar novas formas de apoiar os produtores locais e avança com uma nova parceria que vem reforçar esta intenção: a renovação do marketplace SmartFarmer, em colaboração com a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, dirigido aos produtores locais e focado na comercialização direta de produtos agroalimentares.
O principal objetivo desta iniciativa é apoiar os pequenos e médios produtores e promover a sua aproximação aos consumidores, alavancando as suas vendas, através de uma plataforma online, e criando relações de proximidade e transparência entre produtores e consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais.
A comercialização dos produtos por meio desta plataforma pode ser efetuada por venda direta do produtor ao consumidor, ou por venda indireta, através de um intermediário. Este é um sistema que privilegia a proximidade geográfica e relacional entre as partes envolvidas, permitindo agregar a oferta e a procura por critérios de proximidade física (do mais próximo para o mais distante) e aceder a informação sobre o modo de produção dos bens alimentares e certificações.
Nos últimos anos, a Auchan tem vindo a fortalecer a sua relação com os produtores locais, que produzem mais de 700 dos artigos comercializados nas suas lojas. Hoje, a maioria dos produtos frescos à venda são portugueses e cerca de 90% das compras são feitas a fornecedores nacionais. Com esta aposta, além de promover uma cultura de colaboração e crescimento mútuo, com respeito pelos negócios dos pequenos produtores, a retalhista garante aos seus clientes os produtos mais frescos e com maior qualidade, e também o fornecimento de artigos com identidade ou receita local, que lhes permitem saborear o que é típico da sua região.
De relembrar que a oferta de formação gratuita a produtores locais foi uma das últimas ações da Auchan no sentido de apoiar os seus parceiros, ajudando-os a melhorar e a fazer crescer os seus negócios. Com esta nova aposta comercial, a retalhista promove, uma vez mais, uma cultura de colaboração e crescimento mútuo, com respeito pelos negócios dos pequenos e médios produtores.
Mais informações sobre a plataforma SmartFarmer, aqui: https://smartfarmer.pt/quem-somos/
HK Strategies