SB de Alportel | Comando Territorial de Faro da GNR celebrou Aniversário no Concelho

0
556
Aniversário-GNR-SBA-2

O concelho de São Brás de Alportel acolheu as comemorações do 14º aniversário do Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana, entre os dias 27 e 29 de janeiro.

O programa comemorativo teve início no dia 27, com uma exposição de meios e demonstrações cinotécnicas e equestres, realizadas no recinto da Escola E.B. 2, 3 Poeta Bernardo de Passos. Um momento aberto à participação de toda a população, que deu a conhecer algumas das valências da GNR.

No dia 28, sábado, a Igreja Matriz acolheu a Eucaristia de Ação de Graças com honras militares, à qual se seguiu um Concerto pela Orquestra de Câmara da GNR, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, que contou com abertura pelo grupo são-brasense Love Me Duo.

A Cerimónia Militar do Comando Territorial de Faro da GNR, presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, decorreu no dia 29, domingo de manhã, na Avenida da Liberdade, na presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia e do Comandante do Comando Territorial de Faro, Coronel Carlos Almeida, aos quais se juntaram muitas entidades militares e civis.

Isabel Oneto, Secretária de Estado da Administração Interna, enalteceu o empenho e profissionalismo de todos os militares no cumprimento da sua missão diária e a sua capacidade para superar dificuldades, constituindo um exemplo de coragem e determinação.

A cerimónia contou com a formatura e desfile de diferentes forças do Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana, constituída por militares da infantaria, cavalaria, intervenção, cinotécnia, trânsito e guarda florestal, integrando ainda um pelotão da Guardia Civil de Espanha. Uma mostra das valências da Guarda Nacional Republicana, bem como das parcerias transfronteiriças existentes, promotoras de uma ação mais célere e eficaz no combate à criminalidade.

A cerimónia integrou ainda um momento dedicado à imposição de condecorações a militares da Guarda e da Guardia Civil e uma homenagem a militares já falecidos.

Uma iniciativa com bastante significado para toda a região, em especial para o Município de São Brás de Alportel, parceiro desta efeméride de reconhecimento e valorização do trabalho de proximidade desenvolvido junto das populações. Cerimónias que encerram em si a dedicação à segurança e à causa pública dos militares da Guarda Nacional Republicana que servem a região do Algarve.

CM SBA