Portimão | Dia Mundial das Zonas Húmidas com Diversas Ações Ambientais

0
314
Zonas-Húmidas-Alvor

Comemora-se hoje, dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que vai ser assinalada no município de Portimão com a remoção do ‘chorão das dunas’ na Ria de Alvor e atividades de sensibilização para a recolha de lixo.

A primeira iniciativa juntará amanhã, dia 3 de fevereiro, alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária da Bemposta fevereiro, que participarão na remoção e controlo do ‘chorão das praias’ no sistema dunar de Alvor.

A ação, que envolve duas turmas daquele estabelecimento de ensino, tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e visa sensibilizar os jovens para a proteção das zonas húmidas, realçando a importância destes ecossistemas para a existência de vida no planeta Terra.

O ‘chorão-das-praias’ (Carpobrotus edulis) é originário da África do Sul e foi introduzido há algumas décadas no sistema dunar de Alvor, que faz parte da Rede Natura 2000, para fins ornamentais e fixação de taludes e dunas.

Contudo, devido à sua elevada capacidade de propagação e crescimento, esta espécie exótica tem impedido o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa, formando nalguns locais tapetes contínuos, que devem ser regularmente monitorizados e removidos.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de dezembro, que regula a introdução de espécies não indígenas de flora e fauna, o ‘chorão das dunas’ é considerado uma espécie invasora, representando a segunda causa mais importante de perda de biodiversidade em habitats naturais.

Sensibilizar para a recolha do lixo

Por sua vez, a associação ambientalista A Rocha junta-se à efeméride e realiza a partir das 15h30 do próximo sábado, 4 de fevereiro, uma campanha de sensibilização para a recolha de resíduos, intitulada “Leve o lixo consigo”.

Na ocasião, será colocado junto ao molhe da Praia de Alvor um painel relativo à educação ambiental, estando marcada para as 16h00 a palestra “O Lixo nas Zonas Costeiras”.

No encontro, que decorrerá no Centro Comunitário de Alvor e tem entrada livre, são esperados Marcial Felgueiras (A Rocha), Ivo Carvalho (Junta de Freguesia de Alvor), Luís Brito (Teia d’Impulsos) e representantes do Clube Naval D. João II e da Associação de Pescadores de Alvor, com moderação a cargo de Paula Banza.

Este conjunto de iniciativas d’A Rocha conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Alvor e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

CM Portimão