“Bandua” ao vivo no Lux em Lisboa

0
689

O duo formado por Tempura The Purple Boy e Edgar Valente apresentam o primeiro concerto em Lisboa após a sua participação no Festival da Canção, com a música “Bandeiras”. “Bandua”, o primeiro disco da dupla, foi um dos mais aclamados pela crítica no último ano.

Depois de um ano de 2022 com mais de 30 concertos ao vivo e com o seu álbum de estreia homónimo a constar de inúmeras listas dos melhores álbuns do ano, Bandua prepara-se agora para uma nova temporada de concertos. Uma jornada que pretende dar continuidade aos caminhos que, pelas palavras de João Mineiro, quebram as fronteiras, largamente artificiais, entre o ‘cosmopolitismo’ e o ‘tradicionalismo’, o ‘campo’ e a ‘cidade’, o ‘rural’ e o urbano’, o ‘passado’ e o ‘futuro’, o ‘local’ e o ‘global’, o ‘particular’ e o ‘universal’, propondo um reencontro com tudo aquilo que nos torna parte do mundo e que une a experiência humana. Assim, ao fazê-lo deixa lastro e amplia novos campos de possibilidades.

“Bandeiras”, o tema que acabam de apresentar no contexto do Festival da Canção 2023 é uma canção que apela à consciência de um mundo mais livre de julgamento. Um mundo onde possamos relembrar a nossa condição de alteridade e a urgência da auto-aceitação e consequentemente da aceitação do outro, por mais diferentes que sejam as suas ideias ou maneiras. É também, um rezo ao perdão das asneiras do passado e das que ainda possam estar por vir, como forma de abrir portas mais limpas ao diálogo. Quer Bandua que as bandeiras não sejam mais do que o corpo e os panos que o cobrem e descobrem.

Se no primeiro disco Bandua agarrava no cancioneiro popular da região da Beira Baixa e o encarava com uma reinterpretação folk eletrónica à moda do downtempo berlinense, com “Bandeiras” ampliam-se os campos das possibilidades que misturam o imaginário da música de raiz popular portuguesa e os ritmos da música electrónica global, enveredando por novas influências que variam desde o breakbeat ao dubstep, que convergem num estilo a que a dupla apelida de tugastep .

Bandua sobem ao palco do LUX, Lisboa, a 20 de Abril, com um novo espetáculo em formato club e com vários temas inéditos para revelar. Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline a 15€.

MediaSounds