Artadentro na Galeria TREM – Faro | O Ar que se Respira…

0
601
Artadentro-ArQueRespiramos

A exposição O ar que se respira…”, entra na sua última semana de exibição. Esta mostra, peloColectivo Artadentro, pode ainda ser visitada na Galeria Municipal Trem em Faro, até ao próximo sábado, 11 de Fevereiro.  

É o ar que (por aqui) se respira, a unir metaforicamente as propostas de Ana AndréChristine Henry, Miguel ChetaPaulo SerraVasco CélioVasco Vidigal, a abranger as disciplinas visuais de pintura, desenho, escultura, fotografia e projecção. É um “ar” que condiciona e limita a actividade artística, ao favorecer uma atmosfera nebulosa de interesses entretecidos, donde sobressai o desinteresse e um alegre descuido para com a cultura local.  

Mesmo sendo certo que, por todo o lado, se respira um ar carregado de partículas nocivas que não podem deixar de afectar o nosso sistema, certamente poderíamos ser poupados ao acentuar deste já familiar odor a mofo. Os artistas pouco podem fazer além de sobrepor ao pivete as suas obras — como em tempos antigos eram usadas plantas aromáticas, por aqueles que combatiam as pestilências. 

Sobre os artistas

Ana André(Faro, 1969). Estudou Pintura e Desenho entre 1991-97, no Ar.Co em Lisboa e, em 2016 completa a Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Algarve. Co-fundadora da Artadentro, em Faro, em 2003, desde então dirige esta associação juntamente com Vasco Vidigal. Exibe a sua obra desde 1995, individual e colectivamente, em Portugal e no estrangeiro.  

Christine Henry (Porto, 1958), em 1981 instala-se em Loulé, onde actualmente reside e trabalha. Em 2006, faz a pós-graduação em artes e programação cultural no Instituto Superior D. Afonso III, em Loulé. Em 2009, frequenta Mobilehome – Curso Experimental de Arte Contemporânea. Desde o ano 2000, expõe regularmente a sua obra em Portugal e no estrangeiro, em exposições individuais e colectivas.

Miguel Cheta (Loulé, 1970). É Licenciado em Artes Visuais pela Universidade do Algarve e frequentou o Mobilehome em Loulé (2009/2012). Dinamizae participa em projectos educativos que cruzam património e/ou educação com o processo artístico, em colaboração com entidades como a Direcção de Cultura do Algarve, a Câmara Municipal de Loulé ou a Fundação Calouste Gulbenkian. Expõe regularmente desde 2001.

Paulo Serra (Olhão, 1965), vive e trabalha em Faro.Em parte autodidacta, dada uma breve frequência da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Mobilehome em Loulé, faz a sua formação sobretudo através da convivência com artistas como Bartolomeu dos Santos, Otto Muehl, Costa Pinheiro ou Manuel Baptista, bem como durante estadias em Lisboa, em Berlim e Sevilha. Expõe a sua obra desde 1995, em Portugal e no estrangeiro, em colectivas e individualmente. 

Vasco Célio(Lubango, Angola 1975), vive e trabalha em Loulé. Estudou História da Fotografia de Publicidade, Fotojornalismo e fez Pós-Graduação em Artes e Programação Cultural no INUAF em 2007. Estuda vídeo, fotografia para cinema e participa no projecto de formação artística Mobilehome. Desde 1996, expõe regularmente em mostras colectivas e individualmente, em Portugal e no estrangeiro. 

Vasco Vidigal(Lisboa, 1958), estudou na Sociedade Nacional de Belas Artes e no Ar.Co, em Lisboa, onde realizou o Programa de Estudos Completo desta escola. Em 2003, em Faro, juntamente com Ana André e Manuel Rodrigues é co-fundador da Artadentro e, inicia então, um percurso de curadoria para esta associação. Desde 1996 expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro. 

Até 11 de Fevereiro de 2023  

Galeria Municipal TREM  

Rua do Trem, 5 / 8000-304 Faro  

Horário: 3ª. a 6ª. das 11:30 às 17:00  

Sábado: das 10h30 às 16h00.  

Encerra: Domingo e 2ª. 

ArtAdentro

Artadentro-ArQueRespiramos-1